Um em cada cinco bairros de São Paulo registrou uma queda no preço do aluguel nos últimos três meses. É o que revela o Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb, divulgado hoje. Bairros como Vila Nova Conceição, Alto da Lapa, Perdizes, Morumbi e Centro fazem parte da lista de 22 localidades com retração no valor.
Os dados refletem a desaceleração no preço médio da cidade. São Paulo registrou em fevereiro uma alta acumulada em 12 meses de 9,75%. A capital paulista vinha de um processo de altas menores desde outubro de 2022, quando atingiu o ápice de 15,14%. Houve um repique em dezembro do ano passado e em janeiro deste ano. Mas agora o preço voltou a crescer num ritmo menor.
“Trata-se de um sinal evidenciado em outras importantes capitais do país, como Rio de Janeiro e Belo Horizonte, cidades nas quais o segmento imobiliário tem sentido uma acomodação nos preços. No caso de São Paulo, essa alta já estava em um patamar menor que o das outras cinco cidades analisadas pelo indicador”, afirma Thiago Reis, gerente de Dados do Grupo QuintoAndar.
Isso não significa que os valores estejam em queda. Pelo contrário. Já é o 31º mês consecutivo de alta nos preços. Desde julho de 2021 a capital paulista não observa redução no valor do metro quadrado. Entre os principais fatores no momento está a alta temporada de procura de aluguéis. Como muitos contratos vencem no final do ano, há uma demanda maior por aluguel nos primeiros meses do ano.
Na capital paulista, em fevereiro, o preço médio do metro quadrado chegou a R$ 61,7 – o maior de toda a série histórica.
Apesar dos preços elevados, os consumidores ainda encontram espaço para negociar. Dados do Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb mostram que o desconto médio das transações feitas em janeiro foi de 3,4% – 0,1 ponto percentual a mais que o registrado no mesmo mês de 2023.
“Ainda há espaço para barganhar e obter o melhor preço na hora de alugar. Iniciar a busca mais cedo aumenta a chance de se conseguir um desconto melhor”, conclui Reis.
Confira os 22 bairros com redução no valor do m² nos últimos 3 meses em SP e a respectiva variação:
- Vila Roque -7.0%
- Jardim América -6.1%
- Jardim Peri -4.9%
- Parque Novo Mundo -3.4%
- Jaguaré -3.2%
- Vila Santa Clara -3.1%
- Vila Ré -2.9%
- Vila Ede -2.6%
- Jabaquara -2.4%
- Jardim Iris -2.0%
- Freguesia do Ó -2.0%
- Vila Aricanduva -2.0%
- Vila Romana -1.6%
- Cidade Patriarca -1.5%
- Morumbi -1.4%
- Cangaíba -1.4%
- Cambuci -1.2%
- Perdizes -0.8%
- Centro -0.7%
- Alto da Lapa -0.5%
- Campo Grande -0.4%
- Vila Nova Conceição -0.1%
Sobre o Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb | Metodologia
A metodologia do novo Índice usa um modelo de preços hedônico, flexível, e incorpora dezenas de variáveis estruturais e locacionais para melhorar a qualidade e precisão dos dados. Fatores como tamanho, número de vagas de garagem, acessibilidade a escolas, entre outros, são levados em conta. Como resultado, o Índice se mostra um retrato fiel das tendências no mercado.
O Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb substitui o antigo Índice QuintoAndar de Aluguel (e também o Index do Imovelweb). O novo Índice parte de uma base de dados maior e mais representativa.
Lançado em SP, Rio, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre e Brasília, o indicador tem periodicidade mensal. Acesse grupoquintoandar.com/indice-de-aluguel/ para mais informações.