100 dias, 10 perguntas

0

Perto de completar cem dias de governança municipal, na próxima segunda-feira (10/4), a gestão de João Doria (PSDB) é, provavelmente, a mais vigiada dos últimos tempos. A eleição histórica no primeiro turno revelou dois pontos: a insatisfação do paulistano e a necessidade urgente de respostas.

Não à toa, é nítido o esforço da administração municipal em entregar resultados rápidos, seja por meio de medidas paliativas – como o Cidade Linda – ou de ações que, dependendo da condução, podem ganhar corpo em longo prazo – Calçada Nova e Corujão da Saúde (ainda que esta seja uma medida emergencial e que já tenha zerado a fila de exames, principal objetivo da ação).

Essas respostas rápidas também deram a tônica para as ações das prefeituras regionais. Em entrevistas realizadas pelo SP Norte nos primeiros meses do ano, os administradores locais também bateram nesta tecla: a população pede respostas rápidas – ou, pelo menos, que sejam mostradas. Ao chegar a cem dias de gestão, o SP Norte enviou às prefeituras regionais da Zona Norte dez questões sobre o período. Nove delas são iguais para todas as administrações, enquanto a décima é específica para a localidade, e um espaço livre para considerações finais.

Até o fechamento desta edição, responderam os questionamentos as regionais de Santana/Tucuruvi e Vila Maria/Vila Guilherme. O espaço continua aberto àquelas que ainda não se pronunciaram, e suas respostas serão publicadas no portal do SP Norte ao longo da próxima semana e na próxima edição impressa.

Esperamos que as prefeituras regionais deem respostas à altura dos moradores que administram, a fim de esclarecer pontos principais dos distritos. Abaixo, as perguntas feitas para todas as regionais e, a seguir, os links com as duas administrações que responderam ao SP Norte.

1 – Qual é o destaque da Prefeitura Regional nesses cem dias de gestão?
2 – O que não foi feito nesses cem dias?
3 – Há alguma estimativa do quanto foi gasto até o momento, em todas as ações? Essa verba ainda é proveniente da gestão anterior? Sabemos que as prefeituras regionais lidam com verba reduzida. O que foi feito para driblar esse processo? O que teve de ser cortado?
4 – Qual foi a maior dificuldade nesses primeiros momentos?
5 – Como vocês estão integrando os moradores às ações realizadas?
6 – A parcerias com empresas e prestadoras de serviço tem ajudado no processo? De que forma?
7 – De tudo que já foi realizado em relação aos programas (Cidade Linda, Calçada Nova, entre outros), qual merece mais atenção a partir de agora?
8 – Os serviços de zeladoria fizeram melhorias em alguns trechos de vias e praças da sua região. No entanto, o tema ainda levanta debates sobre a importância dada aos serviços em detrimento de outros, já que zeladoria não deve ser encarada como um projeto, e sim como dever da administração pública. Como a regional vai destinar esse tema a partir de agora?
9 – O Programa de Metas foi divulgado há pouco. Como a administração regional vai se integrar às propostas? Vocês participaram desse processo? De que maneira?

Abaixo, as matérias já publicadas do especial “100 dias, 10 perguntas”:

Santana/Tucuruvi destaca participação da comunidade

Vila Maria/Vila Guilherme: “Zeladoria é a principal atribuição da Prefeitura Regional”

Casa Verde/Cachoeirinha: criatividade para “fazer mais com menos”