Histórias

31 de outubro é o Halloween ou Dia do Saci?

Apesar de não ser um feriado brasileiro, o Halloween (Dia das Bruxas), celebrado no dia 31 de outubro, é uma data querida no nosso país. Em muitos comércios, empresas e instituições se comemora o dia com as pessoas fantasiadas de personagens de terror e, claro, repleta de muitos doces e travessuras.

Para os mais nacionalistas, a celebração americana foi vista como oportunidade para criar uma comemoração tipicamente brasileira. Foi então que, em 2003, a Sociedade dos Amigos do Saci (Sosaci) nasceu e, no ano seguinte (2004), uma Lei Estadual de São Paulo oficializou que o dia 31 de outubro é celebrado o Dia do Saci.

Assim como nos Estados Unidos da América (EUA), o Dia do Saci também serve para homenagear as lendas nacionais de nosso folclore, principalmente àquelas que despertam medo, como a Mula Sem Cabeça, Lobisomem, Boitatá e entre outros.

A escolha do Saci-Pererê para ser o representante da comemoração está associada a sua personalidade. A lenda o retrata como um menino travesso que tem como hábito trançar os cabelos dos animais, fazer sumir objetos, trocar os recipientes do sal e açúcar de lugar e entre outras travessuras.

Halloween

O nome que é inspirado na expressão “All Hallow’s Eve”, que, em português, significa “véspera de todos os santos”, uma referência à data celebrada pela Igreja Católica no dia 1º de novembro. Por isso, o Halloween é comemorado no dia 31 de outubro.

Durante a noite de Halloween, crianças e jovens se vestem de personagens do universo de terror, como bruxas, vampiros e mortos vivos e saem às ruas em busca dos doces nos imóveis. Segundo a tradição, caso o dono da residência não ofereça nenhuma guloseima, os jovens promovem alguma travessura contra ele.

Imagem: Caixa Econômica Federal/Reprodução



Topo