O bairro de Vila Maria completou seu centenário na última terça-feira (17/1). Em meio a várias comemorações do último final de semana em pontos marcantes da região, como a Praça Santo Eduardo e a Igreja Nossa Senhora da Candelária, a Distrital Nordeste da Associação Comercial de São Paulo realizou homenagens a personalidades e empresas que contribuíram para o desenvolvimento do bairro.
O evento foi realizado na Paróquia da Candelária, liderada por Padre Elói Schons. Antes das homenagens, o Coral Oficina de Arte e Cultura, regido pelo Maestro Roberto Barbosa, fez uma apresentação especial. No palco, estavam presentes João de Favari (vice-presidente da ACSP), Michel Rocha (diretor-superintendente da Distrital Nordeste), Dario Barreto (Prefeito Regional de Vila Maria/Vila Guilherme), e vereadores da região.
Entre as entidades, empresas e personalidades homenageadas, dois momentos especiais: o nascimento de Maria Alice, filha de Flávia e Beto Freire – liderança da região – foi marcada pela ajuda dos policiais da 2ª Companhia do 5º Batalhão da Polícia Militar. Os policiais cabo Wellington de Oliveira Silva, soldado Maurício Dechiare, soldado Cleber Anderson Carvalho Ferreira e soldado Lincoln Aparecido Azevedo (de licença médica, representado pelos companheiros), foram homenageados.
A imprensa regional também foi homenageada por contribuir para o desenvolvimento da região e informar os leitores. Além do SP Norte, representado pelo diretor Samir M. Trad, foram homenageados A Gazeta da Zona Norte (Camila Alvarenga), Jornal Brasil Raiz (Alarico Resende), Diário Zona Norte (Maurício Benassatto), Gazeta Regional (Carlos Alberto de Faria), Jornal SP de Fato (Brás Pereira), ZN na Linha (Eduardo Britto) e ZN Mais Notícias (Marcos Roberto Seijo).
Também foram homenageadas instituições, entidades e personalidades do bairro, como o Sport Lisboa e Benfica, a Fundação Lar de São Bento, a escola de samba Unidos de Vila Maria e o padre Elói Schons. Veja abaixo mais fotos do evento e os homenageados:
Lions Clube Vila Maria – Distrito LC2: é presidido por Fábio Chaccur (foto), fundado em 1968. A organização realiza feiras de saúde, doações, orientação jurídica, auxílio a creches e asilos da região, entre outras ações beneficentes.
Coral Oficina de Arte e Cultura: sob a regência do Maestro Roberto Mendes Barbosa (foto), o coral atua em um espaço de educação e cultura, promovendo a música e o canto coral. O repertório vai desde cantos gregorianos ao período contemporâneo, bem como canções nacionais, internacionais, eruditas, populares, sacras e folclóricas.
CONSEG Vila Maria: O Conselho Comunitário de Segurança da região é comandado por Otacílio Montagner (foto), que também foi fundador e presidente por 12 anos Sociedade de Amigos e Moradores do Jardim Japão. Otacílio também atua nos conselhos de saúde da região, além de realizar trabalhos voluntários.
Fundação Lar de São Bento – Casa Dom Macário: foi criada em 1959, e atua no desenvolvimento da educação para o trabalho com projetos sociais em três unidades, em Vila Maria, Parque Novo Mundo e Vila Sabrina. Natanael de Jesus Oliveira recebeu a homenagem.
Sport Lisboa e Benfica de Vila Maria: o futebol de várzea é integrante da identidade de São Paulo e do bairro, Fundado em 9 de julho de 1938, o time é dirigido por João Marques e Américo Marques (foto). De lá surgiram grandes nomes do futebol brasileiro, como Ricardo Oliveira e David Braz. O time realiza há mais de 20 anos um projeto social para as crianças da comunidade.
Dario Barreto, Prefeito Regional de Vila Maria/Vila Guilherme
Marcos Vinícius Temperani, em homenagem póstuma a Osmar Temperani, fundador da lanchonete Dizzy e do restaurante O Compadre, dois dos mais conhecidos empreendimentos da região.
O diretor do SP Norte, Samir M. Trad, recebe a homenagem das mãos do padre Elói Schons.
Waldir Mazzei de Carvalho: auditor fiscal e advogado, atuou no governo municipal, trazendo projetos que beneficiaram a região, além de ter participado nos Conselhos de Segurança e Conselho Participativo da região. Realiza assessoria jurídica a instituições sem fins lucrativos.
Roberto Carvalho da Motta: está no bairro há 70 anos, e viu a Vila Maria crescer. É advogado e corretor de imóveis, além de ter atuado na política no diretório do antigo MDB, militando pelo desenvolvimento da região. Fundou a Associação Museu Memória de Vila Maria.
Nelson Marques: o produtor cultural está no teatro há 25 anos, sendo 15 atuando nas áreas educacional e religiosa. Está na Cia. dos Dramaticantes, e foi produtor de pelas como “Mãos ao Alto São Paulo”, com Paulo Goulart e Rosi Campos no elenco. Atualmente ministra aulas de teatro e é coordenador do Conselho Participativo de Vila Maria.
Fábio Mourão entrega homenagem ao padre Elói Schons.
Fábio Mourão Antonio: advogado, exerce a profissão há 25 anos na Vila Maria, e é especializado na área de direito empresarial.
Padre Eloi José Schons: o “anfitrião” da festa é gaúcho, nascido em Campo Novo e torcedor do Internacional. É formado em filosofia e teologia, e foi vigário paroquial da Candelária entre 1985 e 1989. A partir de 2011, tornou-se pároco da Igreja.
Unidos de Vila Maria, representada pelo presidente Adilson de Sousa e diretoria.
SEBRAE: atuando no apoio ao desenvolvimento do empresário de pequeno porte, a instituição tem mais de 600 locais de atendimento no país. Atua em parceria com a Associação Comercial no desenvolvimento dos comerciantes locais. Daniel Palácio (foto) recebeu a homenagem em nome do SEBRAE.
Rotary Club de São Paulo/Nordeste-Vila Maria: um dos mais atuantes clubes de serviços da região, foi fundado em 1967, e tem como objetivo desenvolver projetos e serviços relevantes à comunidade.
Núcleo de Desenvolvimento Artístico e Cultural (NUDAC): foi criado em 2009 por Fernando Gonçalves (foto), e usa a dança e arte dramática como ferramentas de transformação e aproximação entre as pessoas.
Loja Maçonica Marquês de Pombal.
Doceira Arlecchino, representada por Marcelo Alves Amaro.
F-40 Gold Serviços Automotivos, representada por Willian Oliva da Silva.
NC Comércio de Equipamentos Contra Incêndio, representada por Thábata Pinaffo.
Porto Seguro Seguros, representada por Gabriela Colferai.
Professora Drª Alessandra Navarini: carinhosamente chamada de “doutora Alê”, é bióloga e Professora Disciplina Microbiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo para os cursos de Medicina e Enfermagem.