Turismo

A elegância arquitetônica de Praga

Construções que misturam desde o gótico até o renascentista, dos prédios mais modernos aos maiores castelos do mundo. Praga, na República Tcheca, possui arquitetura singular, em que se encontram o relógio astronômico, com sua geométrica construção, com complexas figuras de apóstolos e caveiras em movimento, que anunciam a hora. A maioria das atrações de Praga está concentrada no Centro da cidade, entre o Castelo, a oeste, e no entorno da Cidade Velha (Staré Mesto).

Dentre todas as atrações que a cidade proporciona, como a vida noturna agitada, galerias de arte e museus, como o Franz Kafka e o do Comunismo, a principal é a própria cidade, as ruas e praças, como a Alameda Pariszka, com as grifes mais desejadas; a famosa Ponte Carlos, construída em 1357, sobre o Rio Moldava-Vltava. Praga transita entre o barroco, rococó, neoclássico e gótico que, por serem tão distintos, se completam de forma perfeitamente harmônica.

Há também o Castelo de Praga, com seus mil anos de história, o que inclui as disputas políticas e religiosas do Império Austro-Húngaro, da Primeira Guerra, da ocupação nazista, das décadas de comunismo soviético e a Revolução de Veludo. Os bairros de Josefov, reduto de sinagogas e da comunidade judaica, Staré Mesto, Malá Strana e Nové Mesto.

Dos dois lados do Rio Moldava, o Centro histórico de Praga é Patrimônio Cultural da Humanidade. Na Cidade Velha, a Praça Central e seus arredores reúnem monumentos, como o Relógio Astronômico, o Palácio Goltz-Kinsky e a igreja de Nossa Senhora diante de Tyn. Durante o dia a Praça atrai músicos e atores divulgando seus espetáculos.

A gastronomia tcheca mudou muito com o fim do comunismo, e agora, assim como São Paulo, oferece restaurantes com cozinhas do mundo todo, além dos tradicionais pratos europeus, como o goulash, pierogys, pescoço e barriga de porco. Exceto por suas cervejas Pilsner e Budweiser, que possuem uma singularidade de sabor diferente dos conhecidos no Brasil. E é exatamente na cerveja que se encontra o grande destaque, suas inúmeras marcas que devem ser muito bem apreciadas.

Para se locomover por lá é muito fácil, o serviço público dá acesso a todos os pontos turísticos, como o muro de John Lennon, que se tornou símbolo de esperança, onde os visitantes podem deixar suas assinaturas; a Ponte de Cadeados, que apesar de ser pequena, recebe grandes histórias de amor; o Monte de Petrin, uma colina com vários parques, com 60 metros de altura e 299 degraus até o topo, com um mirante que proporciona uma visão completa e magnífica sobre a cidade.



Topo