Zona Norte

Acordo oficializa área do Campo de Marte para ser transformada em parque

Quem mora na Zona Norte terá, nos próximos anos, mais um parque para chamar de seu. A ideia não é nova: a destinação do Campo de Marte para a Prefeitura criar um parque municipal volta e meia dava as caras e, agora, parece que a criação de mais um espaço de lazer será efetivada.

Em julho foi realizado um acerto para que uma parte do Campo de Marte seja destinada à Prefeitura. A oficialização do acordo será realizada nesta segunda-feira (7/8), às 10h, no prédio da Prefeitura. João Doria (PSDB) e o “recém sobrevivente” Presidente Michel Temer (PMDB) assinarão a transferência.

O parque, quando efetivo, será o terceiro maior de São Paulo. A área de 401 mil m² – cerca de 20% do total do Campo de Marte – fica próxima à pista do aeroporto e campos de futebol localizados próximos ao Sambódromo do Anhembi.

Provável localização do futuro parque, à esquerda, próximo aos campos de futebol demarcados

Com isso, a região terá dois grandes parques, bem próximos um do outro. Apenas quatro km vão separar o futuro parque de uma outra área de lazer: o Parque da Juventude, mantido pelo governo estadual, localizado na Av. Cruzeiro do Sul.

A área é uma antiga disputa – desde 1958 – da Prefeitura com a União. Um cabo-de-guerra que, nos últimos anos, já estava arrefecendo em favor da Capital. A posse da área está com a Prefeitura, garantida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Porém, a situação ainda tramita no Superior Tribunal Federal (STF).

No encontro realizado em julho, Doria afirmou que a construção será dividida em três fases, mas a construção de um museu aeroespacial e o parque estão garantidas. Existe a possibilidade de desativação completa do Campo de Marte, que atualmente recebe voos de pequeno porte, helicópteros e mantém espaços destinados à infraestrutura da Aeronáutica. A desativação será tema de outras reuniões entre a Prefeitura, Aeronáutica e Ministério da Defesa.

Enquanto o Campo de Marte não vira um parque definitivo, o paulistano terá a oportunidade de curtir o espaço tal como uma área de lazer. No próximo dia 20 de agosto,a partir das 9h, o aeroporto recebe o tradicional evento Domingo Aéreo, com exibição de aeronaves, esquadrilha da fumaça e outras atrações. A entrada é gratuita.



Topo