No sábado (20/07), o Acre Clube foi palco da disputada da semifinal do Campeonato Paulista de Futebol para amputados. O Time da casa, foi fundado em janeiro deste ano, com o apoio do Clube e diversos empresários da Zona Norte, e já se destacou como o melhor time do campeonato chegando invicto a semifinal e vencendo a partida por 2×1 contra o forte time do São Bento de Sorocaba.
A torcida presente animou o jogo, torcendo para o time da casa que mostrou toda habilidade e preparação para chegar na final que será no próximo dia 27, local ainda a ser definido.
O time do Acre Clube estreou neste jogo seu novo uniforme, em homenagem ao maior ídolo nacional de todos os tempos Ayrton Senna, que neste ano completou 30 anos de sua morte. Senna, filho da Zona Norte, é fonte de inspiração e superação para os atletas do time, que tem como exemplo de Senna a perseverança e dedicação para alcançar os objetivos e acumular vitórias.
A equipe Acre Clube Futebol para Amputados está empenhada em participar de diversos outros campeonatos, entre eles o Brasileiro e até campeonatos internacionais, entre eles o que acontecerá em Málaga na Espanha, inclusive alguns dos seus jogadores fazem parte da Seleção Brasileira de Futebol para Amputados.
Os treinos da equipe acontecem regularmente todas as sextas-feiras, das 19h30 às 22h, no Acre Clube, localizado na Rua Água Comprida, 257 – Jardim França, Zona Norte de São Paulo.
Entre a torcida, destacamos a presença da diretoria do Clube, empresários e patrocinadores do Time, sócios, o vereador Coronel Salles (PSD) e representantes de entidades civis.
A equipe agradece a todos os sócios do Acre Clube, aos amigos patrocinadores que são fundamentais para manutenção da equipe, Fernanda de Oliveira Kesper, Diretora do Departamento de Gestão de Políticas e Programas de Esporte e Lazer da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Rodrigo Braghetto presidente da Federação paulista de futebol para amputados que abrilhantaram este grande dia.
Futebol para Amputados
A Copa do Mundo de Futebol para Amputados foi criada em 1987 pela Ampute Soccer International, com sede em Seatle (EUA). Dois anos depois, o Brasil já participava pela primeira vez do evento, competindo com as equipes da Inglaterra, El Salvador, Rússia, Guatemala, Canadá e Estados Unidos.
O primeiro time de futebol de amputados do Brasil foi formado pela Associação Niteroiense de Deficientes Físicos (Andef) em 1986. A primeira competição da categoria no país foi em Linhares (ES), naquele mesmo ano. Apenas duas equipes competiram com times mistos de portadores de deficiência.
Outros times foram se formando. Em 1989, o Brasil participou do seu primeiro Mundial, em Seatle (EUA), onde conquistou o 3º lugar no campo e na arena.
Paulatinamente, outros times foram formados e hoje o futebol de amputados é praticado na Geórgia, Ucrânia, Maldova, Uzbequistão, Argentina, Turquia, Inglaterra,
Estados Unidos, Ghana, Tanzânia, Libéria, Angola, Haiti, Iran, Uzbekistão, Japão e Turquia
No Brasil, a CBFAmput (Confederação Brasileira de Futebol para Amputados) promove os Campeonatos Nacionais, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro – Séries A e B, Campeonato Paulista, Copa Regional Norte-Nordeste e Copa Regional Centro-Oeste/ Sul / Minas /Rio.
O Brasil é sem dúvida nenhuma, o país do futebol, reconhecido internacionalmente, somos os produtores dos maiores jogadores.
O país dos Djalminha, Viola, Junior Baiano, Romário, e dentre vários hoje, que atuam no Showbol. É também o país do Ademir, Mário, Bartô, Chico, Kinkas, Elizeu, Rodrigo, Rogerinho que abrilhantam com o seu futebol de uma perna e braços só, o futebol brasileiro de habilidades técnicas apuradas e brilhantismo.
Em comum, estes jogadores possuem o amor ao futebol, o orgulho de jogarem pelo Brasil, o que os difere são as muletas, mas que não o impedem de poderem subir no topo do pódio e ver a bandeira do nosso país tremulando, ao som do hino nacional.
Fonte: CBFAmput
Para mais informações acesse:
Acre Clube
@acre.clube
Acre Clube Futebol para Amputados
@acreclub.fut.amp
Confederação Brasileira de Futebol para Amputados
Federação Paulista de Futebol para Amputados
@fpfamput
Time do Acre Clube Futebol para Amputados
Time Esporte Clube São Bento de Futebol para Amputados – Sorocaba
Diretoria do Acre Clube, Vereador Coronel Salles (PSD) e ao seu lado Reinaldo José Kalil Assad da Lopes Kalil Engenharia, um dos patrocinadores do Time.
Alba Medardoni, presidente da Associação Amigos do Mirante do Jardim São Paulo, com Diego Nunes, dirigente da ABFAmp e amigas.
Marcello Borgerth, da Brandtruck, um dos patrocinadores do Time, com a família prestigiando a partida