Gente que Faz

Adere retorna aoQuiosque Social do Instituto Center Norte

A Associação para Desenvolvimento, Educação e Recuperação do Excepcional (Adere), desde 1972, promove a inclusão de jovens e adultos com deficiência intelectual no mercado de trabalho. A Adere atende 85 usuários diretos com deficiência intelectual e suas famílias, totalizando 340 beneficiários indiretos.

Por meio de diferentes oficinas, os beneficiados pela Adere são preparados tanto para o mercado de trabalho como para o trabalho ocupacional. Segundo a entidade, as atividades desenvolvidas estimulam a criatividade, favorecem a concentração, a qualidade, o ritmo de desempenho e a responsabilidade. Estimulam ainda os comportamentos necessários para o desempenho do papel de trabalhador e do convívio social fora do ambiente institucional. Outra preocupação, é utilizar, em todo o processo produtivo, materiais e processos ambientalmente sustentáveis.

Nos cursos, que este ano se iniciam em fevereiro, os grupos aprendem técnicas de marchetaria em cipó, tecelagem, mosaico e cestaria. A qualidade das peças confeccionadas garantiu dois prêmios Top 100 Artesanato do Sebrae, que reconhece a profissionalização do trabalho de artesãos de todo país. Em 2018, a Adere participou do 11º Salão do Artesanato no Expo Center Norte, a convite da Rome Feiras e Promoções.

Quiosque Social

Desde terça-feira, dia 15 de janeiro, a Adereretornou ao comando do Quiosque Social do Instituto Center Norte, localizado no Shopping Center Norte. Surgida em 2016, a parceria conseguiu muitos resultados positivos e impactou a vida de centenas de deficientes intelectuais e seus familiares, ao integrar a produção de itens de decoração, papelaria e artesanato juntamente com sua convivência, criando um bonito legado social.

Os itens são feitos com materiais doados e produzidos pelos atendidos da Associação, que participam das oficinas de capacitação profissional.

Segundo o Instituto Center Norte, a presença da Adere no quiosque é de suma importância, cujo intuito é mostrar à sociedade que, por meio de colaboração e incentivo, as pessoas em vulnerabilidade social podem desenvolver produtos atrativos e de qualidade. Os produtos são todos próprios e a renda obtida será investida nas atividades da instituição que tem mais de 40 anos de atendimento especializado à pessoa com deficiência intelectual. Além disso, 5% da renda do quiosque é revertido para o Instituto Center Norte, que por sua vez investe em outros projetos sociais.

O Quiosque Instituto Center Norte estálocalizado próximo à Praça de Eventos e funciona de segunda sábado das10h às 22h, e domingo das 14h às 20h. Informações podem ser obtidas no fone: 2224-5959. O Shopping Center Norte fica na Travessa Casalbuono, 120 – Vila Guilherme.



Topo