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Agora é CID: transtorno por videogame é incluído em classificação da OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) deve incluir o transtorno por videogame como doença em 2018 na próxima edição da Classificação Internacional de Doenças (CID), não atualizada desde 1990.

A polêmica sobre o fato gira em torno da leitura feita pelo órgão, situando a possibilidade de que os videogames possam causar transtornos patológicos ou vício ao indivíduo que muito usufrui. Mas será que este caminho é coerente?

Desde crianças, ouvimos de nossos pais os dizeres que, acredito muitos de vocês também já devem ter ouvido… “tudo que é demais faz mal”. Ou seja, tudo em exagero, seja alimentação saudável, exercícios físicos, estudar, amar e acertar demais não é saudável, seja em âmbito físico, social ou psicológico. Então vale a nota de acerto para OMS, porém sem muito ar de coerência, já que não há CID para outros “transtornos” na base do exagero.

O estudo para a inclusão do transtorno por videogame começou há mais de nove anos, com a participação de profissionais da saúde mental, caracterizando por um padrão de comportamento de jogo contínuo ou recorrente, alinhadas a três condições negativas: não controlar a conduta de jogo quanto ao início, frequência, intensidade, duração, finalização e contexto em que se joga, além do aumento da prioridade que se dá a jogos em vez de necessidades vitais e atividades do dia a dia.

O que opinamos sobre este fato é que boa parte da sociedade observada nos dias atuais está se automatizando quando o interesse é ter seu filho quieto, seja em uma mesa de restaurante ou até mesmo em casa, quando dispositivos móveis e consoles conduzem o papel de “babá” ou, por que não, o próprio papel dos pais.


Rafael Poliszuk é jornalista e trabalhou por mais de uma década com automobilismo real. Ou seja, nas pistas!

Tudo porque quando criança era fascinado por jogos do gênero. Com o reencontro da paixão digital, começou o projeto do qual surgiu a Poliszuk Relações Públicas, com experiência no site EuroGamer Brasil, Jornal SPNorte e outras mídias, onde desenvolve promoções e eventos.

E-mail: [email protected]



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