PET

Alimentação natural para cães: refeições trazem benefícios aos pets

* por Karen Herzig

A Alimentação Natural consiste em utilizar ingredientes naturais para proporcionar uma melhor saúde ao seu cão. Obviamente, as rações comerciais são muito práticas para o nosso dia a dia, porém alguns animais possuem intolerância ou alergia a alguns ingredientes dessas rações.

Podemos introduzir esse tipo alimentação caseira tanto para animais saudáveis em que os tutores têm uma consciência e preferem alimentar seus cães com uma comida sem palatabilizantes, conservantes e corantes ou usar a alimentação natural no intuito de tratar diversas patologias que uma ração comercial para determinada doença não conseguirá suprir ou até mesmo prejudicar o animal por possuir patologias mistas.

Além dessa situação, alguns animais possuem mais do que uma patologia. Uma ração comercial voltada para somente uma dessas patologias não vai solucionar os demais problemas.

Por exemplo: um cão da raça shih-tzu que possui cálculo urinário precisa comer uma ração para dissolução desses cálculos, porém ele é obeso e também possui dermatite.

Normalmente, as rações comerciais para dissolução de cálculo possuem um índice calórico elevado, portanto não vai contribuir para o emagrecimento e nem para o problema dermatológico.

Nesse caso, uma dieta natural terapêutica formulada especificamente para todos os problemas dele, será mais efetiva para solucionar todas as suas queixas clínicas.

Assim como, pode servir para diversas outros casos clínicos como: hipersensibilidade alimentar, obesidade, gastrite, colite, pancreatite, oncologia (tumores), problemas no fígado (hepatopatia), doença renal crônica, dissolução de cálculos, endocrinopatias entre outros.

A dieta 100% caseira preparada pelo tutor ou responsável tem a vantagem de ter sempre alimentos nutritivos e saudáveis e ter naturalmente 70% a mais de água o que facilita a digestão e protege diretamente o sistema digestivo, facilita a ação do trato urinário e promove maior hidratação.

Vai exigir organização e disciplina por parte dos tutores que devera preparar as refeições. Mas poderá se organizar para congelar as porções por 30 dias ou mais.

Tenho diversos casos clínicos que se beneficiaram de forma muito gratificante com a introdução da Alimentação Natural com seus cães, entre vários posso citar: cães obesos e com dermatopatias, que agora estão no peso ideal e sem mais dermatites, dissolução de cálculos urinários mistos, pacientes com doença renal crônica, dieta para paciente oncológico, hiperdrenocorticismo e diabetes, doença hepática. Todos que entraram com a dieta e seguiram ficam felizes com o resultado.

É trabalhoso, mas muito gratificante porque você verá bons resultados. A Alimentação Natural e Dietas caseiras são dietas equilibradas que podem trazer inúmeros benefícios à saúde de seu cão.


* Karin Herzig é formada em 1990 pela Universidade Estadual Paulista de Botucatu (UNESP) e fundadora da Clínica Veterinária Água Fria (Rua Larival Gea Sanches, 282. Telefone: 2952-0772/2261-3772, clique aqui e acesse o site).



Topo