Notícias

ANIVERSARIO DE 100 ANOS DONA LYGIA

No  dia 7 de maio, a senhora Lygia Marques Kigar, mãe do cantor Malcolm Forest, moradores da zona norte há décadas, completou 100 anos de vida.
Muitos amigos foram prestigiá-la e  homenageá-la com muitas flores e presentes. Lúcida e com saúde ela é um exemplo de alegria e amor ao próximo. Dona Lygia ajudou centenas de pessoas ao longo da vida.  ‘’Ela ensinou a mim e muitos jovens a dirigir, sendo ela exímia motorista mesmo naquela época em que mulher dirigindo era coisa de outro mundo. Também contribuiu para a promoção humana na igreja Santa Joana d’Arc.’’ Afirma seu filho, emocionado.
Nascida no Rio de Janeiro em 7 de maio em 1919,  demonstrou sempre grande interesse na língua inglesa e aprendeu sozinha falar inglês, apenas convivendo com crianças de sua idade, filhas de oficiais da Marinha de Guerra Norte Americana que moravam na pensão Diamantina de seu avô, José Joaquim Neto Amarante, coronel da Guarda Nacional. Dizia que quando crescesse se casaria com um oficial da marinha americana, o que realmente aconteceu em 1947 quando se casou com Paul Donovan Kigar.
Possuidora de inteligência superior, foi assistente de dois neurologistas famosos, o Dr. Borges Fortes e o Dr. Antônio Austregésilo Rodrigues de Lima, considerado o precursor da neurologia no Brasil. Admirados com sua inteligência e perspicácia, arriscando palpites de diagnóstico e conduta médica, deram-lhe carinhosamente o título de  Doutora Honoris Causa.
’’Dona Lygia é tudo de bom.’’ Afirma sua sobrinha Maria Helena Marques dos Santos Torres, que veio de São João Del Rey especialmente para seu aniversário de 100 anos.
Muitas de suas amigas atuais e antigas fizeram questão de a abraçar. Na festa, o violinista Søren Mozart  tocou a música “Amigos para Sempre” quando Dona Lygia entrou na sala e foi vivamente aplaudida pelos convidados. Cantou músicas de carnaval, e fez um breve discurso, agradecendo a todos emocionada.
Catia Fraga de Kigar, Lygia Marques Kigar, Malcolm Forest – Foto: MDK PRESS


Topo