Antigo “Casarão”, Casa de Cultura Vila Guilherme é inaugurada neste sábado

0
2254

::: Bruno Viterbo

A partir de sábado (11/6), o morador da Zona Norte, mais especificamente da Vila Guilherme, tem um motivo especial para abandonar uma antiga tradição. O Casarão da Vila Guilherme ganhará, enfim, o nome que muitos esperavam há anos. É a inauguração da Casa de Cultura Vila Guilherme.

A construção histórica – que, a bem da verdade, será eternamente o “Casarão” – passou por reparos estruturais, já que é tombada pelo patrimônio e não pode sofrer grandes alterações. Datado de 1920, o prédio já foi uma antiga escola e também sede da Subprefeitura de Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros. Nos últimos anos, abandonado, foi alvo de disputas intensas para que o local fosse transformado em espaço cultural. Diversos grupos artísticos fizeram ocupações no espaço, a fim de alcançar o objetivo final de criar um novo centro de cultura na Zona Norte.

A nova Casa de Cultura se junta a outros 15 espaços com a mesma denominação. Na Zona Norte, será a quarta Casa, juntando-se às de Brasilândia, Tremembé e Freguesia do Ó (Salvador Ligabue).

A inauguração contará com apresentações dos grupos e coletivos que já fazem parte da Ocupação. Novos grupos também estarão na abertura. A programação seguirá por todo o sábado, a partir das 10h. A praça em frente à Casa de Cultura contará com feira gastronômica até as 22h. Confira as atrações abaixo e participe desse evento histórico para a Zona Norte:

10h às 18h: Exposição de Fotografia
10h às 21h: Atividades Culturais – Skate “ASCU”
10h às 18h: Exposição de Grafite, com Balanço da Ginga
10h: Oficina de palhaço
10h: Palestra sobre o câncer de mama
11h: Roda de conversa: “A Situação das Mulheres Negras no Brasil”
11h: Oficina de Dança e Memória, com Eduardo Mafalda
11h: Cinema do Chaplin, filmes: O Moleque; O Circo; Luzes da Cidade; Grupo Off Off Broadway
13h: Uma Amostra Nada Criativa, Grupo da ETEC de Artes
14h: Ensaio Aberto: Pepe, o Hipopótamo, Núcleo Tumulto!
14h: “Roda de Capoeira – Tema: “Capoeira é Amor. Diga não à Violência”, Grupo Tradicional Capoeira Brasil, com Roger Cabeleira e Mestre Yuna
15h: Intervenção: Oferenda ao Casarão, Cia. Mudança de Cena
15h: Contação de histórias e estórias
15h: Brincadeiras e expressões corporais
15h: Aula aberta de Samba Rock, Grupo Negralizando
15h30: Aula Aberta de dança Hip-Hop, Grupo Negralizando
15h30: Apresentação: Emquadros – Cena 1 Auto de Resistência, Cia Mudança de Cena.
16h: Apresentação coral: Oficina de Arte e Cultura
16h: Cerimônia de inauguração
18h: Apresentação Hair: a Paz e Amor, Cia Makuná
18h20: Shows: ZN Vibe convida: DJ Seu Osvaldo, Jr. Black Style, Jah Cleber, Vitão (Reggae Arquivo), Perifa Dub, Gueto Sounds, Àtse Underground, DJ Muringão, Lillo de La Zikas, entre outros.