Editorial

Editorial | Aos trancos e barrancos, Brasília começa a funcionar

Nessas duas semanas já vimos de tudo no novo Governo Federal: desde equívocos, que acabou num “cala boca” do Presidente junto a equipe econômica, até demissão de cargo, como no caso do presidente da Agência de Promoção de Exportações e Atrações de Investimentos (Apex-Brasil), Alex Carreiro, que foi demitido pelo Twitter pelo chanceler Ernesto Araújo, em menos de 10 dias de governo; aliás, motivo até agora desconhecido.

Porém, o que mais vem me chamando a atenção é a postura que o governo tomou desde sua posse: rígido e sem delongas nas ações importantes que estão tomando neste primeiro momento, já que muita coisa virá quando terminarem as férias nas ilhas da fantasia de nossos famigerados e ilustres deputados e senadores, e iniciará então, os encaminhamentos de projetos, decretos, emendas, entre outras, que estão sendo preparados pela equipe de ministros juntamente com o Presidente Bolsonaro.

Um exemplo dessas ações atuais foi a nomeação dos presidentes dos bancos públicos, Caixa, Brasil e BNDES, que sequer abalou ou preocupou a Bolsa de Valores, pelo contrário, vem fechando em alta e quebrando recordes nestes últimos dias de atuação no mercado financeiro.

As expectativas são boas e vêm crescendo no empresariado em geral, já que o setor tem escutando da equipe econômica o que há muito tempo não ouviam: crescimento e segurança econômica, e isso está começando a agitar o mercado de vários segmentos. Um deles, e talvez o mais importante, é a área da construção civil, que é uma das que mais emprega no país. Após anos de recessão, o mercado está otimista e planejando investimentos em novos empreendimentos imobiliários durante todo o ano.

No final, o que todos esperam, é que este novo governo trabalhe com afinco e cumpra com todas as suas promessas, principalmente de acabar com a corrupção e colocar o país novamente nos trilhos do desenvolvimento e do progresso, gerando assim emprego e renda a todos os brasileiros. Vamos torcer e principalmente, cobrar!

Foto: Marcos Corrêa/PR


Samir-Mohamed-TradDiretor do Grupo SP de Comunicação

Jornalista e Editor dos jornais SP e do portal de notícias SP Norte.

[email protected]



Topo