Decoração

Apartamento pequeno? Saiba como otimizar espaços

Em um apartamento pequeno tudo tem seu lugar e qualquer centímetro é importante: móveis pequenos e funcionais, cores claras, e espelhos ajudam dar a impressão de que são maiores e com maior fluidez. A decoração também tem que ser compatível com a personalidade e o estilo dos moradores. Confira algumas dicas:

Integre espaços

Para ganhar a sensação de amplitude na casa, uma das estratégias é derrubar paredes e integrar espaços. Ao contrário de antigamente, onde as cozinhas eram grandes e espaçosas, hoje a cozinha, o living, o terraço, bar e churrasqueira estão integrados, criando uma grande área social para o convívio com a família e amigos.

Ilumine o ambiente

Use e abuse das cores claras. Elas ajudam a dar a sensação de amplitude aos ambientes. Isso não significa, no entanto, que você não possa usar tons mais escuros. Uma boa ideia é usá-los em móveis ou objetos de decoração. Outra sugestão é eleger uma das paredes de um ambiente para pintá-la com uma cor mais viva.

Outra dica é aproveitar a iluminação natural. Explore a luz do dia que entra por cada janela, use cortinas e venezianas leves e claras, e evite que estantes ou outros móveis bloqueie a incidência de luz.

Ilusão de ótica

Usar espelhos na decoração é um truque incrível, pois ampliamos espaços. Em uma parede inteira, na vertical ou na horizontal, eles têm o poder de praticamente dobrar a profundidade de um ambiente. Nada impede, no entanto, que você use pequenos espelhos em conjunto. Eles conferem leveza e suavidade ao espaço.

Escolha dos móveis

Hoje, o que todos buscam são espaços flexíveis e móveis versáteis. Os planejados são ideais para essa finalidade. O resultado é um imóvel perfeitamente mobiliado, com o máximo de aproveitamento. E já que os móveis serão feitos sob medida, vale a pena pensar em como torná-los 2 em 1: práticos e funcionais. Sofás que viram camas, mesas de abrir e escadas com gavetas são algumas ideias de como ganhar espaço.



Topo