Mundo

Após polêmica, Trump confirma apoio à entrada do Brasil na OCDE

O presidente dos EUA, Donald Trump, escreveu em seu Twitter que o Brasil terá o apoio norte-americano para integrar a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Apesar da afirmação de Trump, a indicação brasileira ainda não foi oficializada.

A polêmica surgiu depois que a agência Bloomberg publicou uma reportagem afirmando que o governo norte-americano havia desistido da candidatura brasileira na OCDE. Em troca, a prioridade passaria para Argentina e Romênia.

Segundo a reportagem, o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, enviou uma carta ao secretário geral da organização em que ele afirma que não quer discutir uma maior ampliação do clube de países mais ricos. Ele só apoia as candidaturas da Romênia e da Argentina.

Pompeu não desmentiu o conteúdo vazado, no entanto ele destaca que a carta “não representa com precisão a posição dos EUA a respeito da ampliação da OCDE”.

Já o Itamaraty comentou: “A matéria sobre o ingresso na OCDE faz uma interpretação totalmente equivocada do comentário americano sobre Argentina e Romênia. Nada mudou no apoio americano ao Brasil. A Argentina já tinha o apoio americano antes do Brasil e não vemos problema algum com o início de seu processo de adesão junto com a Romênia”.

O apoio do EUA para o Brasil foi firmado em visita do presidente Jair Bolsonaro a Washington em março deste ano.

Foto: Alan Santos/PR



Topo