Zona Norte

Após revitalização, Praça Margarida de A. Gimenez é entregue à população

Na tarde de quinta-feira (10/10), os moradores de Santana ganharam mais um espaço de lazer e convívio social. Isso porque a Praça Margarida de Albuquerque Gimenez, antes local esquecido e mal preservado, passou por uma revitalização, ganhando mais equipamentos, e foi entregue à população.

A ação faz parte do programa Adote Uma Praça, no qual pessoas físicas e jurídicas investem em manutenção de praças públicas em troca de divulgação. As obras foram custeadas pelas empresas Peloso Empreendimentos Imobiliários e Lopes Kalil Engenharia. O investimento foi de R$ 208 mil, ambas serão responsáveis pela manutenção do espaço até 2023.

A revitalização teve início em julho e foi finalizado nos primeiros dias de outubro. A Praça Margarida de Albuquerque Gimenez  recebeu seis rampas de acessibilidade, 800m² de piso novo com acessibilidade (piso tátil), plantio de mudas e forrações.

Lá também foram instalados bancos, mesas  e novas lixeiras.  A iluminação foi reforçada.  Foram colocados sete novos postes e 14 lâmpadas de LED. As empresas adotantes investiram R$ 35 mil nesse processo.

O evento da entrega da praça começou às 16h e contou com apresentações musicais dos grupos Quarteto André Peloso -Q.A.P, Biografia do Samba e do Coral Jovens do Instituto Cultural Grão de Areia.

Planejamento feminino

As obras foram projetadas pelo escritório de arquitetura e urbanismo TRAÇO A, pelas arquitetas Gabriela Peloso, Ariane Conde e Aline Lopes. Formadas pelo Centro Universitário Belas Artes, jutas elas desenvolvem projetos de causas sociais e urbanas para cidade.

Praça dos grafittes

Há 10 anos o grupo ZNLovers Crew realiza o projeto Sopa de Letras na A Praça Margarida de Albuquerque Gimenez. A ação reúne dezenas de artistas diferentes com o objetivo de renovar o muro da praça. O nome do evento é uma referência ao resultado da intervenção artística, onde o muro fica parecido a uma “sopa de letras”.

Presenças ilustres

O dia da inauguração contou com presenças ilustres, que prestigiaram essa conquista para a Zona Norte, entre eles, o Prefeito de São Paulo, Bruno Covas, o Senador Major Olimpio (PSL), Deputado Estadual Rodrigo Gambale (PSL), O Subprefeito de Santana / Tucuruvi, Pedro Nepomuceno, Coronel Velozo, Major Paulo César, Dr. Celso Carlos Fernandes, diretor da empresa Meira Fernandes, Marcos Peloso, diretor da Peloso Empreendimentos Imobiliários e Reinaldo José Kalil Assad, diretor da Lopes Kalil Engenharia.

Quem foi Margarida de Albuquerque Gimenez

O espaço, que até 2014 se chamava Praça dos Maçons,  recebeu o nome da ativista social Margarida de Albuquerque Gimenez.

Adote Uma Praça

Para participar do programa, o interessado deve apresentar, na subprefeitura local, requerimento pela adoção da área pretendida com o nome, RG ou CNPJ e endereço da residência ou empresa. A solicitação será analisada em um prazo máximo de cinco dias úteis. A manutenção dos espaços tem início imediato após a assinatura do Termo de Cooperação.



Topo