Quem utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS) sabe dos percalços que são enfrentados para agendar uma consulta. Ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS), algumas burocracias… Enfim, uma rotina que muitos enfrentam para sanar problemas e ter condições mais saudáveis.
Porém, na última segunda-feira (16/10), a Prefeitura lançou o aplicativo Agenda Fácil. O app permite que o usuário do SUS confirme, agende e consulte exames na palma da mão, facilitando os procedimentos e evitando que o paciente tenha que se deslocar à unidade.
Para dar início ao projeto, foram escolhidas seis UBS, sendo três na Zona Norte e as outras, na Oeste. Por aqui, as unidades Vila Medeiros, Jardim Brasil e Vila Guilherme são as que já estão com o Agenda Fácil.
A escolha das seis UBS, de acordo com Joel Formiga, assessor da Secretaria Municipal de Saúde, se deu por serem unidades de porte importante – cerca de 120 mil pessoas, somados – e operadas por uma organização social (SPDM). Formiga também participou de outros projetos voltados à saúde, como o Remédio Rápido e o Corujão da Saúde.
“Estamos facilitando para que o paciente consiga cancelar ou agendar os exames pelo aplicativo. O usuário, caso queira cancelar, ele não sai da fila, mas abre vaga para que outro paciente se encaixe”, explica.
Para usar o Agenda Fácil, o paciente precisa, primeiro, ir à UBS da região para retirar um código de acesso. No caso das unidades escolhidas, que já estão com profissionais treinados para a novidade, é fundamental que o paciente seja da região, já que é um piloto. “Queremos que os moradores, seus filhos e quem cuida de idosos possam usar o app. A gente quer aprender com a população”, afirma Formiga.
A etapa inicial tem previsão de 30 dias, para que sejam feitos ajustes – “à medida que a gente vai aprendendo e fazendo mudanças” – e, em 19 de novembro, expandir o aplicativo para a capital.
Outro objetivo do aplicativo é reduzir o índice de perdas primárias e de absenteísmo, quando as consultas agendadas não são efetivadas. Em São Paulo, o índice gira em torno de 30% a 40%, considerado elevado.
O aplicativo Agenda Fácil está disponível para celulares com sistema Android. A expectativa é que esteja disponível para iOS, da Apple, no mesmo dia de expansão para toda a cidade.