Tecnologia

Artigo | A força dos jornais de bairro no mundo e a influência nas redes sociais

por Sérgio de Azevedo Redó*

As relações hoje existentes na sociedade brasileira não fogem dos padrões das grandes nações do mundo civilizado, em que pese os valores familiares estarem se transformando, principalmente pela tremenda influência das redes sociais na vida das pessoas, que mudaram completamente as forças da comunicação de massa em todo o mundo, com a participação de mais de 2 bilhões de internautas plugados na chamada globalização.

Costumo dizer, que toda a sociedade mundial hoje, em razão da força das redes sociais, transformou o mundo em uma grande sala de visita.

E é a mais absoluta verdade, pois somente a título de informação nos Estados Unidos da América do Norte, já ocorreram mais de um milhão de casamentos através da influência da internet.

No meio desta enorme briga de audiência, aparece o famoso e altamente prestigiado jornal de bairro, diga-se de passagem, famoso porque traz exclusivamente notícias e informações da comunidade da qual esse periódico circula, mostrando o dia a dia do bairro e suas transformações.

O mais célebre dos gurus do management das grandes corporações empresariais, Mr. Peter Drucker, lançou no mundo dos negócios um dos mais respeitados conceitos de liderança: “Se você pretende ser um líder de destaque no seu negócio, inicie liderando as ações pessoais dentro de sua casa, na sua rua, no seu bairro, na sua cidade e no seu Estado, somente desta forma você conseguirá entender as transformações e a evolução do seu negócio e alcançar o sucesso”.

Portanto, os jornais de bairro são literalmente a mais pura expressão na condição de porta voz das comunidades de bairro e também das regiões, divulgando, informando, promovendo as ações que enaltecem os fatos os acontecimentos e assim como, as efemérides que marcam as principais datas históricas de cada bairro, que mexem com o sentimento e portanto repercutem na vida das pessoas.

Estão nas redações destes veículos de comunicação a magia de transformar pessoas anônimas em celebridades pelo vigor do alcance das suas mídias, além do prestígio do próprio jornal de bairro, que fideliza o seu público leitor.

Os jornais de bairro já mostraram a sua força inclusive em termos de acontecimentos locais assim como regionais que conquistaram repercussão nacional e internacional através das redes sociais, da poderosa internet.

Hoje são mais de 1.000.000 de exemplares com centenas de títulos que circulam somente na cidade de São Paulo, caracterizando uma das principais mídias de sucesso em todo Brasil e o mundo, até porque na sua grande maioria os jornais de bairro já são digitais ocupando local de destaque nas consultas das redes sociais.

A imprensa brasileira prescinde da força e da representação dos Jornais de Bairro circulando por todo o Brasil, demonstrando a necessidade de sua existência para continuar unindo a sociedade para melhor informá-la.


Sérgio de Azevedo Redó é Jornalista, Advogado, Administrador de Empresas, Professor Universitário e Escritor. É também Presidente da Associação Paulista de Imprensa e apresentador do programa Sala de Imprensa. 



Topo