Gente que Faz

Associação lança vaquinha para montar uma Oficina de Panificação na comunidade da ZN

A Associação Mutirão, localizado no bairro Jardim Filhos da Terra, zona norte, lançou uma vaquinha virtual para finalizar as obras e comprar o maquinário para a Oficina de Panificação. O novo espaço será usado para formação e qualificação profissional das famílias do bairro.

Uma das propostas da Oficina de Panificação é proporcionar independência financeira dos moradores da comunidade, isso é o que conta a gerente institucional da Associação, Jady Dantas Teixeira, segundo ela, o novo espaço fará com que a família “Consiga fazer [pães] na casa dela para, quem sabe, gerar uma renda”.

A instituição desenvolve um trabalho com jovens e adultos com oficinas de gastronomia. De acordo com a Jady, a procura vem aumento cada vez mais: “Pela nossa experiência com o jovem, a procura [dos moradores] na área de alimentação é muito grande”.

A gerente institucional destaca que na comunidade existe “uma procura muito grande para formação [profissional] de adulto”. Por conta disso, a novidade causa certa ansiedade aos moradores: “A comunidade vem perguntar quando vai começar, se eles vão conseguir participar” e faz uma reflexão: “Você percebe que tudo que chega de novo é uma grande conquista para a comunidade “.

Segundo a instituição, além da proposta de formação profissional, a Oficina de Panificação pretende proporcionar um lugar de entretenimento e socialização para os moradores.

Vaquinha virtual

Atualmente a vaquinha virtual conseguiu 20% do valor previsto. Segundo Jady, isso é resultado das pessoas que conhecem o trabalho da instituição: “Como a instituição têm 58 anos de trabalho com essa comunidade, isso está facilitando [a doação]”.

Apesar do engajamento das pessoas, existe uma preocupação com tempo: “A gente tem um prazo também. Isso nos preocupa porque a gente gostaria de por em andamento [a Oficina] no começo do ano que vem”, destaca a gerente. Porém, mesmo com o prazo apertado ela “tem fé” que a instituição conseguirá arrecadar o valor até o começo de 2020.

Atualmente a Associação Mutirão já possui o prédio, o valor arrecadado será para custear a reforma, ampliação e adaptação do espaço para uma cozinha de panificação profissional. Com a vaquinha também está prevista a aquisição do maquinário e mobiliário de uma cozinha industrial.

Sobre a Associação Mutirão

Com mais de 58 anos de trabalho social, a Associação Mutirão vem desenvolvendo projetos de educação complementar para crianças e jovens, apoiando também adultos e idosos do entorno.

Diariamente, a Associação atende mais de 600 pessoas, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos das periferias da zona norte. A organização possui convênio com o poder público para promover práticas socioeducativas e entrega de leite, além de realizar atividades voluntárias para comunidade, como yoga, oficina de gastronomia e geração de renda.

Para mais informações e para realizar uma doação, acesse o link: (clique aqui)

Confira o vídeo da Associação Mutirão:

Fotos: Arquivo pessoal/Associação Mutirão




Warning: A non-numeric value encountered in /home/jornalspnorte/www/wp-content/themes/jornalspnorte/footer.php on line 3
Topo