Vida e Bem Estar

Aulas dinâmicas ajudam alunos a ganhar fluência em Inglês

Ao entrar em uma unidade Red Balloon, nem parece que se está em uma escola de inglês. A rede, que existe desde 1969, está longe de ser uma proposta tradicional.

Lá, é possível ver os alunos aprendendo inglês na cozinha, enquanto participam de atividades de culinária, ou em peças de teatro, onde eles são os próprios atores.

A ideia é aliar a aprendizagem da língua com o desenvolvimento de habilidades para a vida do aluno. Essa fórmula tem sido aplicada há quase 50 anos na Red Balloon.

A escola se dedica a ensinar inglês para crianças, a partir de três anos, até adolescentes com o limite de idade de 17 anos.

Para explicar um pouco da metodologia aplicada na escola, entrevistamos Thaís Wanderley, coordenadora pedagógica da unidade Jardim França. Confira:

SPN: Qual a proposta de ensino e metodologia adotada pela RB?

Thaís Wanderley: A metodologia Red Balloon é pioneira no ensino de língua inglesa para crianças e adolescentes, onde o aprendizado acontece de maneira séria, responsável, agradável, natural e divertida, respeitando as necessidades de nossos alunos. Além das atividades de sala de aula, temos atividades de culinária e artes, bem como clubes de música, teatro, matemática e jogos. Nossos eventos, como Farmer’s Market e Halloween, são sempre super aguardados pelos nossos alunos.

Leia mais: Jardim França ganha nova unidade da Red Balloon

Como funciona o aprendizado de inglês antes da alfabetização? Qual a metodologia adotada para crianças nessa faixa etária?

Sabemos que nessa fase é tudo novidade para os pequenos e eles são as famosas “esponjinhas”, pois absorvem tudo que vivenciam. Por isso, usamos estratégias apropriadas para este momento de aprendizado. Os alunos são constantemente expostos à língua inglesa, já que estão em fase propícia à internalização de novos conteúdos. Trabalhamos com música, contação de história, jogos, culinária, entre outras atividades. Justamente pelo fato de os alunos não lerem e escreverem ainda, nosso foco de desenvolvimento fica nas habilidades de fala e escuta (Speaking and Listening).

Que tipo de recursos a Red Balloon utiliza no aprendizado de uma segunda língua?

Nosso material é exclusivo e especializado em cada faixa etária dos alunos, favorecendo tanto o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas quanto motoras. Utilizamos vídeos, músicas, jogos (online e offline) e material visual em sala de aula. Além disso, pensando na realidade dos alunos que vivem conectados, a Digiworld, nossa plataforma digital produzida exclusivamente para a Red Balloon, complementa o processo de aprendizagem dos alunos através de uma abordagem dinâmica e interativa.

Quais as atividades extracurriculares que a Red Balloon oferece?

Além dos eventos já tradicionais das culturas de Língua Inglesa, como o Halloween e o Valentine’s Day, a Red Balloon tem o programa Mais Horas que traz cursos como o “Drama Group”, o “Music Squad” e o “HeyMath!”.  Os alunos têm a liberdade de escolher sobre o que aprender com base em suas preferências. Estes cursos proporcionam mais um momento de contato com o idioma, promovendo não só a competência linguística, mas também o desenvolvimento de habilidades socioemocionais (autonomia, autocontrole, cooperação, comunicação, etc.)

Existe algum programa de apoio pedagógico aos novatos até sua adaptação completa?

Sim. O período de adaptação da criança é de suma importância para que ela se sinta à vontade e parte do ambiente. Quando o aluno passa por teste de nivelamento, o professor o observa durante as primeiras aulas, para que tenhamos certeza que ele está no nível adequado e oferecer suporte pedagógico caso necessário.

Qual a importância da infraestrutura da escola no aprendizado dos alunos?

Entendemos que o aprendizado da Língua Inglesa acontece de forma natural, então proporcionamos aos nossos alunos diversos momentos e tipos de atividades onde o Inglês seja significativo. Nossa escola conta com diversos ambientes, como sala de artes, cozinha, área externa e salão de jogos, que são constantemente explorados por nossos alunos.

Como é a relação da escola com os pais?

Estamos sempre em contato com os pais e isto acontece através de diversos canais. Temos uma reunião de pais e professores que visa compartilhar desafios e sucessos de cada aluno com seus responsáveis. Também temos o Red Balloon Talk, um aplicativo de comunicação direta com os pais que concentra informações sobre os eventos da escola, datas importantes de avaliação, horários de reuniões e de funcionamento da escola. Também nos colocamos sempre à disposição para agendamento de encontros, ou conversas pelo telefone.

Como fazer um acompanhamento eficiente do que acontece em sala de aula e otimizar o processo de aprendizagem na segunda língua?

Temos um acompanhamento diário do desenvolvimento dos nossos alunos e acreditamos muito na parceria escola-família. Temos contato direto com os pais dos nossos alunos.

Além das reuniões constantes e treinamento com nossos professores, também construímos um diálogo diário e pontual para dar o melhor suporte possível aos nossos alunos. Identificando uma necessidade de atenção maior, agendamos com pais e alunos aulas extra (Red Help ou Clinic Class) para melhor desenvolver as habilidades de cada um e agir diretamente no foco.

Por fim, também deixamos nosso aluno muito à vontade para expressar seus maiores desafios no aprendizado. Então, a criação de um ambiente em que o aluno se sinta confortável e confiante é essencial na nossa escola.

Unidade Jardim França
Endereço: Avenida Nova Cantareira, 3340 – Jardim França
Telefone: 2996-3163 / WhatsApp: 94119-8733
E-mail: jardimfranca@redballoon.com.br
Site: www.redballoon.com.br
Facebook: www.facebook.com/RedBalloonJardimFranca
Instagram: @redballoonjardimfranca

* POST PARCEIRO. O SP NORTE VALORIZA A ECONOMIA LOCAL, DE MODO A INCENTIVAR OS NEGÓCIOS EM NOSSA REGIÃO E, COM ISSO, LEVAR ATÉ VOCÊ AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES.



Topo