Turismo

Beleza desértica da Santa Fé norte-americana

Santa Fé é a Capital do estado norte-americano do Novo México e sede do Condado de Santa Fé. É uma cidade vibrante de cenário artístico próspero, paisagem natural deslumbrante, gastronomia diferenciada e uma miscigenação das culturas nativa americana, hispânica e ocidental.

É a segunda cidade mais antiga dos Estados Unidos, possui o terceiro maior mercado de artes e é a mais alta capital. Santa Fé está situada ao pé das montanhas rochosas, e possui um clima mais alpino do que desértico. Ao longo do ano, a cidade oferece atividades ao ar livre, desde extensas caminhadas e viagens de bicicleta até esqui e caminhadas na neve, no período de inverno.

Santa Fé é exemplo em ecoturismo. Porém, em razão das temperaturas que variam de altíssimas no verão para baixíssimas no inverno, é preciso estar sempre bem preparado para essas atividades. Esqui alpino, esqui nórdico, rafting em corredeiras, escaladas, mountain bike, parapente, caminhada com mochila e trekking com lhama são apenas algumas das opções oferecidas. E a exibição de 13 mil quilômetros quadrados na área de esqui de Santa Fé é acessível todo o ano.

Aventure-se também na beleza intocada da vista da Rocky Mountain, com 2.133 metros de altura; encante-se pela cultura antiga da região, que se mistura à arte moderna, e relaxe na sofisticação com um toque rústico. Visitar Santa Fé é unir uma viagem cultural com lazer exótico, se assemelhando muito a uma viagem à Europa.

Passeios e eventos: Santa Fe International Folk Art Market (julho); Annual Santa Fe Indian Market (agosto), todas as manhãs de sábado, no mercado de fazendeiros de Santa Fe. Conheça também as escadarias das ruínas do penhasco Native American no Bandelier National Monument. E viaje por uma estrada clássica: a High Road para Taos, serpenteando através de aldeias históricas espanholas, passando por comunidades americanas nativas e as Montanhas Rochosas, cheia de beleza e cultura.

Museus imperdíveis: Georgia O’Keeffe Museum, Museum of International Folk Art e New Mexico History Museum.

Aproveite também para fazer compras em locais baratos e diversificados: a área do Plaza em Santa Fe é preenchida com centenas de lojas exclusivas de todos os tipos; o mercado de arte americana nativa debaixo do portal, no Palace of the Governors (edifício público mais antigo dos Estados Unidos, foi o local da mais bem-sucedida revolta de índios da História Americana e lugar onde o Governador Lew Wallace escreveu Ben-Hur, publicado em 1880), e o mercado de pulgas em Tesuque Pueblo.



Topo