Acontece

Biblioteca de São Paulo abre inscrições para oficinas

Ah, o final de ano… Para muitos, o encerramento de um ciclo e o início de outro. Então, que tal aproveitar a onda para dar início a uma nova atividade ou, quem sabe, aprender algo que nunca tenha feito antes? Afinal, adquirir conhecimento nunca é demais!

Para isso, a Biblioteca de São Paulo te dá uma força. O espaço de cultura, localizado dentro do Parque da Juventude, está com inscrições abertas para duas oficinas ligadas à comunicação e arte. As inscrições estão abertas no site da BSP. Confira os detalhes!

Quadrinhos de autor

Sempre em alta, os super-heróis estão em todos os cantos: seja nas páginas (impressas ou virtuais), nos seriados e nos filmes. Aqui no Brasil, o mercado editorial de quadrinhos e HQs não para de crescer, sempre revelando novos talentos e criações para lá de especiais. Neste curso, o desenhista e escritor Lourenço Mutarelli ministra a atividade Quadrinhos de Autor.

As aulas vão mostrar o processo de produção e criação de uma novela gráfica (graphic novel) ou história em quadrinhos. Os alunos vão aprender noções de roteiro e desenvolvimento em imagens e narrativa. Planos, enquadramentos, composições de páginas e espelho serão mostrados, bem como a apresentação de análise e alternativas técnicas.

Mutarelli é conhecido por HQs marcantes, publicadas nas décadas de 1980 e 1990, como Transubstanciação, Trilogia do Acidente, e Diomedes, um de seus personagens mais famosos. O autor também escreveu o romance O Cheiro do Ralo, adaptado para os cinemas.

O curso Quadrinhos de Autor é indicado para pessoas a partir de 15 anos. As aulas serão às terças e quintas-feiras, de 5 a 28 de fevereiro de 2019, das 14h30 às 17h30.

 

Oficina Espalhafatos

O nome não engana: é hora de espalhar os fatos! A oficina Espalhafatos, comandada pelo jornalista e escritor João Varela (foto no topo da matéria) – também fundador da Editora Lote 42 e da Banca Tatuí – vai dar dicas de como ser repórter.

Aqui, os alunos vivenciarão o jornalismo na prática ao aprender técnicas de entrevista. Essas técnicas serão convertidas em uma entrevista com um artista convidado – mas é surpresa, ninguém saberá quem é! Depois, os trabalhos serão publicados no jornal Espalhafatos, distribuído gratuitamente para todas as unidades do Sistema Estadual de Biblioteca Públicas (SisEB).

O curso é voltado a jovens de 12 a 16 anos. As aulas serão aplicadas em dois dias: 26 e 27 de fevereiro de 2019, terça e quarta-feira, das 9h30 às 12h30.



Topo