Saúde

Campanha contra Sarampo é relançada. Zona Norte é campeã de ocorrências

Desde segunda-feira (07/10) iniciou a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo pelo Brasil. A ação terá duas fases, sendo a primeira destinada para crianças com idade entre 6 meses e 4 anos e 29 dias, e a segunda para jovens com idade entre 20 e 29 anos. A primeira etapa vai até o dia 25/10, já a segunda está prevista para iniciar no dia 18 de novembro.

Além dos dois períodos, a Campanha destaca o dia 19 de outubro, sábado, como o dia para mobilização nacional em torno da vacina.

Esta é a segunda vez neste ano que o governo Federal promove a campanha de vacinação contra a doença. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 2,6 milhões de crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões adultos.

São Paulo

São Paulo ainda é o foco principal da campanha, pois 97% dos casos de Sarampo foram registradas pelo Estado, principalmente na região metropolitana, segundo levantamento divulgado no final de agosto. Ao todo são 5.228 casos foram confirmados e seis mortes, sendo quatro delas de pacientes menores de 1 ano, foram registradas em decorrência da doença.

Zona Norte

Já em São Paulo, a Zona Norte é a região que mais concentra casos de Sarampo, segundo pesquisa da Prefeitura. O estudo leva em conta dados coletados até o dia 06 de agosto. Ao todo, foram registrados 338 casos na região, mostrando uma grande distância da zona sul, com 206 casos e segundo lugar da pesquisa.

Prevenção

O sintomas do Sarampo pode ser confundido com uma gripe, o que pode confundir as pessoas que estão com a doenças. Além disso ela é altamente contagiosa, no qual a transmissão se dá por meio da saliva ou secreções expelidas quando o infectado espirra, tosse ou fala.

Segundo a Prefeitura, a vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola, está disponível nas unidades de saúde. Para pessoas entre 1 a 29 anos, ela é aplicada em doses duplas. Entre pessoas com 30 e 59 anos recebem apenas uma dose.



Topo