::: Ana Cláudia Sacomani
É nesta época do ano que os problemas respiratórios se intensificam, principalmente entre os idosos e as crianças. Uma das principais doenças que afetam a população neste período é a pneumonia, infecção que se instala nos pulmões, causada por vários microorganismos diferentes, incluindo vírus, bactérias, parasitas ou fungos.
Normalmente, a patologia se desenvolve quando, por algum motivo, há uma falha nos mecanismos de defesa do organismo.
Os sintomas associados à pneumonia incluem tosse, dor no peito, febre e dificuldade para respirar. Os pacientes, geralmente, apresentam tosse com catarro esverdeado ou amarelo, e a febre alta pode vir acompanhada de tremores. Os pacientes também podem apresentar dor de cabeça, náusea, vômito e até alterações de humor.
O tratamento contra a pneumonia requer uso de antibióticos, e a melhora costuma ocorrer em três ou quatro dias. A internação hospitalar é necessária quando a pessoa é idosa, tem febre alta ou apresenta alterações clínicas decorrentes da própria pneumonia tais como: comprometimento da função dos rins e da pressão arterial e dificuldade respiratória, caracterizada pela baixa oxigenação do sangue.
Fatores de risco
Diversos fatores influenciam para o aparecimento da doença, como tabagismo, álcool e ar-condicionado.
Prevenção
A primeira recomendação é lavar as mãos com frequência, após assoar o nariz, ir ao banheiro, antes de comer ou preparar os alimentos.
Vacinas também podem ajudar a prevenir a doença.
Lembra-se: antes de qualquer diagnóstico, consulte um médico.