Gente que Faz

Center Norte e Fadas do Leite incentivam doação de leite materno na região

Instalar salas para extração e doação de leite materno em shoppings do Brasil: este é um dos objetivos da Ong Fadas do Leite, que teve como pioneiro no projeto, o Shopping Center Norte, em maio de 2018. O projeto tem como meta ajudar a suprir a demanda – geralmente mais alta do que a oferta – nos bancos de leite, e também beneficiar crianças recém-nascidas prematura que se encontram em UTI´s neonatais. Além de incentivar à doação, o projeto tem como objetivo estimular a reflexão sobre a importância do leite materno e sobre os inúmeros benefícios para o desenvolvimento dos bebês.

Nesses oito meses de operação no Center Norte, o projeto conseguiu atingir marcas importantíssimas. Cerca de 83 mães se interessaram e participaram ativamente da ação de doar leite materno, contribuindo para que 11 bancos de leite recebessem doações, como: Hospital Vila Nova Cachoeirinha, Penteado (Freguesia do Ó), HU-USP, Santa Casa SP, entre outros. Em média, pode-se dizer que 10,4 mães por mês contribuíram com leite materno, totalizando em 6.380 ml de leite materno doados. Esse número corresponde a cerca de 64 vidas salvas de bebês que se encontram em UTI´s neonatais.

A ideia do projeto Fadas do Leite surgiu em 2017, quando Taís Viana e demais profissionais de diversas áreas uniram suas experiências com o objetivo de viabilizar uma ação que integrasse a doação de leite materno e shoppings centers. Segundo os idealizadores, os shoppings já contam com uma estrutura montada de fraldários e espaços família e o custo para adequá-los como salas de apoio à amamentação é relativamente baixo, com grande retorno.

Fadas do Leite na Zona Norte

Para receber as mães, a Sala de Amamentação, localizada no fraldário do Shopping Center Norte, conta com poltronas confortáveis, ponto de água para a higienização das mãos, freezer com termômetro para o armazenamento do leite e um micro-ondas para esterilizar as bombas de leite, além, claro, de uma equipe devidamente treinada para orientar as doadoras desde o momento da retirada do leite até a forma correta de armazenamento nos potes.

Para saber mais sobre o projeto, acesse o site www.fadasdoleite.org ou entre em contato pelo e-mail: contato@fadasdoleite.org ou fone: 19-99455-8640.



Topo