Centro de Referência em Segurança Alimentar é inaugurado na Região

0

::: Ana Cláudia Sacomani

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), por meio da Supervisão Geral de Abastecimento, inaugurou na sexta-feira (26/6), na Vila Maria Alta, o 1º Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional da Cidade. Na oportunidade, foi aberta a 6ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. Com o tema “Comida de Verdade no Campo e na Cidade: por Direitos e Soberania Alimentar”, o evento reuniu centenas de delegados (integrantes da sociedade civil e do Poder Público) e 84 membros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMUSAN) para debater propostas de construção de políticas para o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

A programação discutiu três eixos temáticos: “Comida de Verdade: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável”; “Estratégias para a criação de políticas públicas”; e “Adesão e participação social no Sistema Nacional de Segurança Alimentar (SISAN).

Abertura

Participaram da cerimônia de abertura autoridades políticas, entidades do setor de alimentos, convidados e imprensa.

O Secretário do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Artur Henrique, presente no lançamento, destacou a importância do Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional para a população. “Resultado do compromisso do Governo Municipal no combate à fome, à exclusão social e ao estímulo de hábitos alimentares saudáveis, o equipamento público, além de facilitar o acesso regular ao alimento de qualidade, terá entre as principais metas realizar atividades de educação alimentar e nutricional, estimular e promover estratégias para a geração de renda com foco na alimentação saudável e inclusão social e desenvolver iniciativas voltadas ao consumo consciente de alimentos”, afirmou.

0307_centro alimentar 3

 

Já o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, atento ao tema da conferência Comida de Verdade no Campo e na Cidade, confidenciou que passou a se preocupar mais com alimentação após o nascimento dos netos. Ele lembrou ainda o compromisso selado com a Presidente Dilma Rousseff de construir um novo plano para a reforma agrária. “Vamos fazer um planejamento com metas, prazos e procedimentos concretos para darmos um novo atento ao futuro da terra no Brasil”.

O Prefeito Fernando Haddad, acompanhado da esposa Ana Estela Haddad, comemorou o fato do Brasil ter saído do Mapa da Fome pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). “Nos convivemos com a fome, mesmo sendo o País com o maior potencial para produzir alimentos. Praticamente erradicamos a fome em dez anos”, avaliou.

Haddad também anunciou o lançamento do Programa Na Mesma Mesa, nas escolas municipais que tem o objetivo de incentivar hábitos alimentares saudáveis. (no quadro, mais detalhes do Programa).

Fernando Haddad assinou ainda o termo de adesão do município de São Paulo ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Sobre o Centro de Referência

0307_centro alimentar 1

O equipamento público é um resultado do compromisso da Prefeitura no combate à pobreza, à exclusão social e estímulo aos hábitos alimentares saudáveis da população. O espaço (localizado à Rua Gastão Madeira, no 150 – Vila Maria Alta) tem como objetivo a ampliação, pesquisa e monitoramento dos diversos aspectos da segurança alimentar e nutricional, incluindo avaliação de políticas públicas como estratégia de um plano regional; além de apoiar e promover a interação entre diferentes áreas do conhecimento, visando o desenvolvimento de ações e programas relacionados à garantia do direito humano à alimentação adequada. É meta do centro realizar ações de educação alimentar e nutricional e facilitar o acesso regular ao alimento de qualidade, além de estimular e promover estratégias para a geração de renda com foco na alimentação saudável e inclusão social, desenvolver iniciativas voltadas ao consumo consciente de alimentos. O centro também conta com um banco para o recebimento de alimentos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal.

Adesão ao SISAN

É um sistema que tem por objetivo a organização das ações na área da Segurança Alimentar e Nutricional e articulação entre o Poder Público e a sociedade civil para a gestão de políticas públicas voltadas à alimentação e, também, lança princípios e diretrizes para o trabalho integrado entre entes federados, sociedade civil e instituições privadas (com ou sem fins lucrativos). O SISAN atribui ao Município a necessidade de adotar ações que permitam respeitar, proteger e promover o direito humano à alimentação adequada.