Zona Norte

Centros esportivos reabrem piscinas e tem aulas gratuitas

A última semana já deu o tom – ou melhor, o clima: chegamos à primavera, e com muito sol! É hora de dar um mergulho no mar ou na piscina para refrescar, revigorar e recarregar as energias – e todos podem. Isso porque existem Centros Esportivos públicos em que é possível aproveitar o sol e o calor, e o melhor: de graça.

Com a nova estação, a Prefeitura reabriu piscinas de centros esportivos. Há tamanhos e profundidades para todos os públicos, de infantil até olímpica. Um dos lugares já conhecidos pelos paulistanos é o estádio do Pacaembu que, além da arena de jogos, possui várias quadras e piscinas abertas à população.

Piscina no complexo esportivo do Pacaembu (foto: Prefeitura SP)

Aqui na Zona Norte, quatro Centros Esportivos estão com as piscinas liberadas: Pirituba, Santana, Jardim Cabuçu e Casa Verde. Além da estrutura aquática, todos esses centros possuem acessibilidade, com elevadores de acesso, rampas e banheiros adaptados para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

De acordo com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, 2,7 milhões de paulistanos declaram ter algum tipo de deficiência. Os Centros Esportivos adaptados acabam por integrar esse público em atividades esportivas.

“Muitas vezes o munícipe com deficiência não pratica esportes, por não saber que os Centros Esportivos possuem toda a estrutura necessária para incluí-los. Queremos ampliar esta divulgação, principalmente em instituições que atendam pessoas com deficiência localizadas nas proximidades”, afirma Cid Torquatto, secretário da pasta.

Para ter acesso aos centros, é preciso associar-se ao local e fazer uma carteirinha. O cadastro é feito mediante apresentação de documento de identidade, duas fotos 3×4 e comprovante de endereço. As piscinas ficam abertas das 8h às 17h – às segundas-feiras, são fechadas para manutenção.

Aulas de natação e hidroginástica

Piscina no CERET, na Zona Leste (foto: Prefeitura SP)

Já que o assunto é água, outras atividades também estão acontecendo em vários centros esportivos da capital. Aulas gratuitas de hidroginástica e natação são oferecidas em 19 locais, com atividades supervisionadas por um professor.

Para participar, além da carteirinha, os interessados saberão no ato da inscrição o que fazer em relação ao exame médico e as roupas apropriadas para as aulas.

Atividades de hidroginástica acontecem nos centros esportivos Thomaz Mazzoni (Vila Maria), Santana, Mandaqui e Jardim Cabuçu, na Zona Norte. Já as aulas de natação acontecem nos dois últimos centros citados acima.

Confira abaixo os endereços dos centros com piscinas reabertas e o calendário das atividades de natação e hidroginástica – e aproveite!

Pirituba: Av. Agenor Couto de Magalhães, 32

 

Casa Verde: Rua Armando Coelho e Silva, 775 – Parque Peruche

 

Santana: Av. Santos Dumont, 1318

Hidroginástica: terças e quintas, 11h às 11h50 e 13h às 14h;

 

Jardim Cabuçu: Rua General Jerônimo Furtado, 751 – Jaçanã

Hidroginástica: terças e quintas, 10h às 11h

Natação: terças e quintas, 11h às 11h45; quartas e sextas, 10h30 às 12h

 

Vila Maria: Praça Jânio da Silva Quadros, 150

Hidroginástica: terças e sextas, 9h às 10h (adultos)

 

Mandaqui: Rua Coronel João da Silva Feijó, 80

Hidroginástica: terças e quintas, 10h às 10h30 e 14h30 às 15h (adolescentes a partir de 14 anos)

Natação: terças e quintas, 9h às 9h30 e 16h às 16h30 (crianças entre 9 e 14 anos)

foto (topo): Facebook Centro Esportivo Santana



Topo