::: Ana Cláudia Sacomani
Em cerimônia realizada na quarta-feira (7/10), a Polícia Militar outorgou a Medalha Brigadeiro Tobias, maior honraria concedida pela instituição, a 51 pessoas entre civis e militares pelos relevantes serviços prestados à comunidade.
O evento reuniu autoridades políticas e militares, convidados e imprensa no pátio da Academia do Barro Branco (Av. Água Fria, 1.923 – Tucuruvi).
Entre os homenageados estava George Abraham Ayoub, Diretor-Superintendente da Associação Comercial de São Paulo – Distrital Norte, que se sentiu lisonjeado pelo recebimento da honraria e o reconhecimento de seu trabalho desenvolvido na Zona Norte.
Para o Cel. PM Comandante Geral Ricardo Gambaroni, a medalha representa uma grande referência para a instituição. “É uma homenagem a todas as pessoas e instituições que colaboram com a Polícia Militar”, afirmou.
Em seu discurso, o Cel. Gambaroni relembrou a trajetória do Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, Chefe da Revolução Liberal (1842), em São Paulo, e um dos mais destacados chefes liberais da primeira metade do século XIX.
A solenidade contou ainda com a presença ilustre do também homenageado com a Medalha Brigadeiro Tobias, Ten. Cel PM Carlos Miranda, eterno Vigilante Rodoviário, protagonista do seriado exibido pela extinta Tupi. Um dos maiores sucessos da televisão, a série foi ao ar entre os anos de 1961 e 1962. Com apenas 38 capítulos, o programa teve tanto êxito que o ator tornou-se policial de verdade. Miranda sempre atuava ao lado de seu companheiro Lobo, cachorro da raça pastor-alemão, o maior herói canino da televisão brasileira.
Brigadeiro Tobias e a Medalha
Nascido de uma rica família de fazendeiros em Sorocaba, o militar ingressou no regimento das milícias. Aos 26 anos, reuniu uma brigada de cem homens e foi para o Rio de Janeiro combater as tropas portuguesas que se opunham à independência. Recebeu o posto de Brigadeiro Honorário do Império. Em 1842, Sorocaba foi declarada capital provisória da província e Tobias de Aguiar o respectivo Presidente. Em 15 de dezembro de 1831, por lei da Assembleia Provincial por ele, foi fundada a Polícia Militar do Estado de São Paulo, na época denominada Força Pública. Tobias se tornou o patrono da corporação.
A medalha que leva seu nome foi instituída pelo decreto no 45.648, de 7 de dezembro de 1965, em homenagem à sua memória, com a finalidade de condecorar os integrantes da Polícia Militar e das Forças Armadas que praticam atos relevantes e contribuem para o aperfeiçoamento e avanço das atividades. Ela também é concedida a personalidades civis e entidades consideradas merecedoras da outorga, em virtude de excepcionais serviços prestados a essas corporações.
Confira todas as todos do evento no Flickr do Jornal SP Norte: https://flic.kr/s/aHskmUugLC