Cão Cidadão

Cinco sinais de que seu cão te ama

* por Joilva Duarte, adestradora e franqueada da Cão Cidadão

Os cães são seres extremamente sociais e que correspondem a todo o tratamento que recebem, ou seja, se você demonstrar amor pelo seu cachorro ele saberá disso e, melhor ainda, retribuirá com muito companheirismo e amor.

Não é à toa que os cachorros são considerados os melhores amigos do homem.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre a existência desse amor canino, listei alguns sinais que demonstram que, sim, ele te ama.

  1. Faz festa quando você chega em casa

Se todas as vezes que você sai de perto do seu cão, seja por um minuto ou por uma hora, ele faz aquela festa quando você volta, como se fizesse dias que está sem você, essa é uma demonstração de amor. Porém, devemos tomar muito cuidado para não alimentar de forma incorreta essa euforia e fazer com que ele desenvolva ansiedade de separação.

Para isso, devemos sempre, ao sair, deixar coisas legais para nosso bichinho interagir, brincar e gastar energia, tornando o fato de ficar sozinho agradável. E, ao chegar, agir naturalmente e esperar ele se acalmar para realmente dar atenção a ele. Parece terrível, não? Mas simples atitudes como essas fazem com que seu cãozinho se torne mais seguro e equilibrado emocionalmente, e não deixe de te amar por isso.

  1. Te lambe e te cheira

Para alguns, isso não é muito agradável, mas é uma forma de demonstrar afeto. Cada vez que seu cãozinho te lambe, principalmente no rosto, demonstra que você é parte da família dele. Essa é uma das informações que a mãezinha passa para o filhote no nascimento, quando fica lambendo eles para limpeza e também como demonstração de amor.

Quando o amigo fica te cheirando, também está demonstrando que gosta de você e de seu cheiro característico. Já parou para pensar por que os cães adoram roubar roupas sujas, meias e peças íntimas no cesto? Porque nelas ele encontrar o cheiro que tanto gosta de seu amado tutor.

  1. Te olha fixamente

Cães demonstram (e muito) suas emoções através de expressões físicas, como um simples balançar de rabos, embora nós não consigamos entender. Olhar seu tutor nos olhos é um sinal de confiança e afeto e, normalmente, isso acontece quando estamos fazendo carinho ou brincando. Especialistas dizem que quando um cãozinho te olha fixamente, libera um hormônio chamado oxitocina que é o mesmo produzido pelas mães quando veem os filhotes.

  1. Procura você depois de comer

Comida é a coisa mais importante na vida de um cãozinho, e se seu peludo te procura depois de se alimentar para pedir carinho e atenção, quer dizer que ele te considera tão importante quanto sua necessidade básica de sobrevivência, quer prova de amor maior que essa?

  1. Fica do seu lado nos piores momentos

Cães são seres muito sensíveis e sempre sabem tudo o que acontece com o seu tutor, portanto, se você estiver triste, cansado, doente ou deprimido ele estará ao seu lado para te dar todo apoio e amor. O instinto protetor dos cachorros é muito forte com aqueles que amam. Não se assuste se ao chorar seu amigo for lamber as suas lágrimas.

Embora não saibam falar eles demonstram afeto de outras formas. Basta apenas estamos atentos para perceber e, é claro, retribuir a todo esse amor.


CAO CIDADAOCriada por Alexandre Rossi, a Cão Cidadão atua há 15 anos com adestramento e comportamento animal. Oferece adestramento em domicílio, consultas comportamentais, além de uma agenda mensal de cursos e palestras. Tudo isso com muito amor e respeito. Para saber mais sobre a Cão Cidadão, entre em contato com a Central de Atendimento, pelo telefone (11) 3571-8138, ou acesse www.caocidadao.com.br.



Topo