Zona Norte

Novo colégio será inaugurado em Santana

Naquela noite de quinta-feira, 3 de agosto, enquanto o SP Norte fechava mais uma edição, fomos tomados por um anúncio surpreendente: o fechamento de uma das mais tradicionais instituições de ensino da região. O Colégio SAA encerrará suas atividades no fim deste ano, depois de 71 anos de história. O motivo alegado é que a crise financeira que o país atravessa foi determinante para a interrupção dos trabalhos educacionais.

As redes sociais, sobretudo depois da publicação de nota na página oficial do Colégio, no Facebook, foi inundada por comentários de perplexidade, surpresa, tristeza e nostalgia. Boatos envolvendo questões judiciais e financeiras sobre a situação do colégio também circularam.

Pouco mais de um mês do anúncio do fim daquele que tem em sua sigla o lema “Solidariedade, Altruísmo e Amor”, o Grupo A Educacional anuncia, em nota enviada à imprensa, um novo colégio na região, que pretende integrar alunos e professores remanescentes. O grupo atua em outras quatro escolas na Capital e uma no interior, além de manter três creches em parceria com a Prefeitura.

A nova instituição será denominada Colégio AM – Augusto Moreira, referência a um dos nomes mais importantes da educação na região.

A nova escola será instalada em um prédio localizado na Rua Alfredo Pujol, 1.659 – esquina com a Rua Heliodora. O investimento de aquisição e implantação está estimado em R$ 2 milhões, destinados a obras e adaptações no prédio.

O prédio receberá as atividades educacionais já em 2018. De acordo com a nota enviada, parte da equipe de profissionais do Colégio SAA será mantida, bem como a manutenção do sistema de ensino Etapa. “A ideia do Grupo A Educacional é acolher no Colégio Augusto Moreira tanto alunos quanto corpo docente. Mas ainda trazendo avanços à região”, diz o comunicado.

O novo Colégio prevê implantar mudanças nos métodos de ensino, com a inclusão de cinco aulas de língua inglesa por semana; objetivo é transformar o colégio em bilíngue. “O Grupo A Educacional tem um histórico de assumir colégios mantendo a identidade, pois, afinal, é sempre o que pais e alunos escolheram. Isso nos mostra que é possível oferecer uma opção com o mesmo modelo pedagógico do SAA, mas agregando o que de sucesso temos em nossas outras cinco escolas”, afirma Gustavo Lian, presidente do Grupo A Educacional.

Os pais e alunos do SAA já foram comunicados da mudança. Os atuais estudantes terão prioridade na matrícula até outubro. Depois, o Colégio AM receberá novas matrículas. O novo prédio vai abrigar 11 turmas em cada período, além de instalações como quadra poliesportiva, salas especiais e área de convivência. Alunos de Educação Infantil terão espaço exclusivo, com pista de carrinhos e semáforo.


Atualização em 20/9, às 18h34: Com relação ao comentário publicado no Facebook do SP Norte pela página do Colégio SAA (na íntegra, da maneira que foi escrita: “O COLÉGIO SAA ESTARÁ FECHANDO AO FINAL DE 2017, NÃO VAMOS DAR CONTINUIDADE EM NADA, NINGUÉM ASSUMIRA O LEGADO DO SAA, E NÃO HOUVE NENHUM TIPO DE NEGOCIAÇÃO COM TAL GRUPO.”), o SP Norte mantém TODAS as informações publicadas acima.

Para manter a transparência que sempre pautou a relação do SP Norte com nossos leitores, publicamos abaixo duas imagens: o e-mail enviado à redação, e uma carta obtida com exclusividade, enviada por meio dos alunos aos pais a respeito das reuniões e encontros com o novo grupo.

 

Atualização em 21/9, às 13h17: O SP Norte esclarece alguns pontos da matéria acima que causaram falhas de compreensão acerca das instituições envolvidas.

O Colégio Augusto Moreira é um novo colégio, uma nova instituição, que terá profissionais e alunos remanescentes do SAA, caso optem pela continuidade neste futuro colégio. Já o Colégio SAA terá suas atividades encerradas neste ano, como a própria instituição afirmou em agosto.

O SP Norte deixa claro que, em nenhum momento, quis desfavorecer algum lado, e pede desculpas por, em alguns trechos – e sem intenção – induzir o leitor (e as partes envolvidas) a crer que foi uma “negociação”, “substituição”, “mudança” ou algo do tipo.

A matéria publicada em 20/9 foi corrigida.



Topo