No bairro do Jardim São Paulo, existe uma faixa de corredor que compreende da Rua Dr. Zuquim até a Av. Águas de São Pedro que já possuiu um trecho de área verde, mas sem qualquer uso público, sendo uma parte pertencente a Prefeitura de São Paulo, outra a Sabesp e outra ao Metrô.
Major PM da reserva, Paulo César (PC)
A ideia do “Corredor Ecológico” surgiu a pouco tempo, após o Major PM da Reserva Paulo César (PC) que é morador da região, conhecer o Corredor Ecológico de Tiquatira na Zona Leste, corredor este criado por um morador da região que plantou todas as árvores lá existentes. “Quando conheci o corredor ecológico da Zona Leste, lembrei imediatamente de um corredor parecido que existe em nosso bairro, mas que está paralisado e sem qualquer utilidade, e aí veio a ideia: “Porque não fazer o mesmo aqui!” Existe uma área extensa que percorre da Rua Dr. Zuquim até a Av. Águas de São Pedro. Esse corredor praticamente já existe com vários pontos com árvores e plantas, e pertence a Prefeitura, Sabesp e Metrô, e porque não o transformar numa área verde, num bosque com árvores e plantas nativas, trazendo mais verde para nossa região, e quem sabe abrir para o público em geral para utilizar em momentos de lazer. Assim conversei com o Marco Antônio, dono da Barbearia Dom João Joaquim, na Av. Leôncio de Magalhães, e amigo de décadas. Sei que ele é o administrador de um grupo de WhatsApp “Amigos do Jardim São Paulo” passei a ideia para ele e na mesma hora ela achou excelente. A partir dai combinamos de convidar os integrantes do grupo que são comerciantes e moradores do bairro, além de autoridades e lideranças da região para expor o plano, e assim marcamos a reunião na Estação Café que fica no shopping do Prédio Shopping Jardim São Paulo. Finaliza PC.
E no último dia 23, no “Estação Café” no interior do Edifício Shopping Metrô Jd. São Paulo, através do convite feito pelo Marco, vários integrantes do grupo bem como autoridades e lideranças compareceram para debaterem sobre as possibilidades de execução do projeto.
A direita o Subprefeito de Santana / Tucuruvi, Magal Guerra
O Subprefeito de Santana/Tucuruvi, Magal Guerra esteve presente, e falou que é possível sim, com o apoio da Secretária do Meio Ambiente do Município, que inclusive a própria subprefeitura tem como meta plantar diversas árvores ao longo de cada ano. São árvores apropriadas para a cidade que a própria Secretaria fornece. Magal disse ainda que fará todo o levantamento necessário para iniciar o projeto bem como sua viabilidade de execução já que ao longo deste corredor envolve áreas pertencentes a Sabesp e ao Metrô, mas que não vê nenhum problema nisso.
Sargento PM Andréia Ap. de Carvalho, Subprefeito Magal Guerra, comandante Tenente Marcela do 5º BPMM da 4ª Cia da Polícia Militar do Estado de São Paulo e Major PM da reserva Paulo César (PC)
Esteve presente também a comandante Tenente Marcela do 5º BPMM da 4ª Cia da Polícia Militar do Estado de São Paulo, juntamente com a Sargento PM Andréia Ap. de Carvalho, que reforçaram o apoio ao projeto.
Os “Amigos do Jardim São Paulo” grupo de WhatsApp criado há alguns anos, e tem como integrantes comerciantes e moradores do bairro, utilizam esta ferramenta digital para discutirem assuntos relativos ao bairro, como melhorias na infraestrutura da região, segurança, bem como divulgarem seus negócios. Utilizam também para alertar movimentações de suspeitos na região, protegendo uns aos outros.
Marco Antonio, administrador do Grupo “Amigos do Jardim São Paulo”
Ao final o Major Paulo César, ao lado do subprefeito Magal, informou que a Subprefeitura fará os levantamentos necessários e em breve terão novidades sobre a possibilidade de criação deste “Corredor Ecológico”, e em breve marcaram outro encontro para informar sobre o andamento deste projeto.
Marco Antônio, aproveitou para comunicar que aqueles que são moradores e comerciantes do Jardim São Paulo e gostariam de participar do Grupo, basta entrar em contato com ele pelo Celular (11) 94946-6211.