Cão Cidadão

Como desacostumar o cão de dormir na cama do dono

* por Joilva Duarte, adestradora e franqueada da Cão Cidadão

Começar um processo para tirar o pet da sua cama parece difícil, já que eles adoram dormir aconchegados e bem grudadinhos com os donos. Mas, tomando alguns cuidados, podemos fazer com que também se sintam confortáveis em suas próprias caminhas.

Primeiro preste atenção como seu pet dorme, para escolher um formato de cama que seja confortável para ele durante o sono. Se ele fica mais esticado, um colchão retangular pode ser o mais apropriado; se ele se enrola como uma bola, as caminhas redondas são uma boa pedida.

Coloque a cama em um local confortável e familiar para ele. Não adianta comprar uma “super” cama e deixá-la na lavanderia onde ele nunca fica, e sim colocá-la em locais onde ele esteja acostumado a estar e interagir.

Comece jogando petisco picadinho na cama dele e diga “caminha” ou “cama” para que suba e vá se acostumando com o local de uma maneira calma e tranquila. Deixe que ele fique procurando petiscos na cama e elogie sempre que estiver lá.

Coloque os brinquedos favoritos na cama dele e interaja com ele. Deixe também uma peça de roupa sua na caminha nos primeiros dias para ser um atrativo. Aos poucos, vá acostumando ele a ficar na caminha, sempre associando a algo bom, como petisco, brinquedos e o principal: sua atenção e seu carinho.

Na primeira noite que for deixá-lo na cama dele, faça um passeio longo para que canse e, ao voltar, vá com ele até o local e indique: cama. Se ele for direto e já deitar elogie e recompense-o pelo bom comportamento.

Importante lembrar que o pet pode não entender inicialmente que passará a dormir em sua própria cama. Por isso, tente ir para o local onde está acostumado, tire-o e devolva-o ao local onde ele passará a dormir, mesmo que ele faça aquela famosa carinha de pidão.

Ah, lembre-se de sempre recompensá-lo quando estiver em sua própria caminha, assim, ele associará o local com recompensas, elogios e petiscos.

O mais importante é ter paciência e se dedicar ao treino. Logo ele entenderá onde é seu local para dormir e irá se acostumar.


CAO CIDADAOCriada por Alexandre Rossi, a Cão Cidadão atua há 15 anos com adestramento e comportamento animal. Oferece adestramento em domicílio, consultas comportamentais, além de uma agenda mensal de cursos e palestras. Tudo isso com muito amor e respeito. Para saber mais sobre a Cão Cidadão, entre em contato com a Central de Atendimento, pelo telefone (11) 3571-8138, ou acesse www.caocidadao.com.br.



Topo