Como poupar dinheiro sem abrir mão de sua rotina

0
653

É fato que o Brasileiro não possui o hábito de poupar e investir seu dinheiro, o que pode resultar em dívidas e muita dor de cabeça. Segundo levantamento do Instituto Axxus, apenas 20% das pessoas aplicam seu dinheiro em algum fundo mensalmente somente quando sobra algum dinheiro no fim do mês.

A crise econômica e o desemprego evidenciou ainda mais o problema do mal planejamento financeiro do brasileiro. Para ajudar nessa tarefa, a Serasa dá 10 dicas de como poupar sem abrir mão de certos privilégios. Confira:

  1. Anote tudo que você gasta no seu dia

Tenha sempre contigo uma agenda ou o próprio bloco de notas do celular. Separe todas os seus gastos, informe qual cartão você usou, se foi pago em dinheiro vivo, débito ou crédito, se foi parcelado.

  1. Adie grandes compras

Mesmo se você observar uma boa oferta de produto, mantenha a calma. Planeje-se antes e pesquise sobre a oferta. Muitas vezes a “promoção” não é tão vantajosa e pode acabar no endividamento.

  1. Dia “Zero”

Escolha um dia da semana para ser seu dia “zero gastos”. Não abrir a carteira significa economia garantida. Organize no calendário um dia por semana e cumpra essa meta.

  1. Pagamento caiu, pague!

Coloque todas as suas contas fixas para o dia seguinte do seu pagamento, além de evitar atrasos, você consegue observar o que sobra para as demais despesas.

  1. Rolê em casa

Para a alternativa da vida noturna, aquele “barzinho” tradicional com seus amigos pode ser feito em casa. Além de mais barato pode proporcionar excelentes momentos.

  1. Leve marmita

Comer fora todos os dias sai muito caro e nem todo mundo recebe vale refeição. Levar comida de casa é a melhor e mais saudável alternativa para o seu corpo e para o seu bolso.

  1. Foco nos descontos

Existem sites que oferecem cupons de descontos para refeições. Quando você faz pagamentos à vista, muitas vezes é oferecido até 10% na compra. Não é vergonha nenhuma perguntar.

  1. Lista de compras

Quando for ao supermercado faça sempre uma lista com tudo que necessita e não fuja disso. Caso tenha tempo, pesquise possíveis descontos em produtos também.

  1. Emprestado não sai caro

Você não tem roupa para uma festa, e já quer comprar algo novo para ter um único look e usar apenas um dia. Que tal pedir emprestado? Sempre temos um amigo, parente, alguém que possa nos ajudar.

  1. Lazer de graça

Existem vários eventos gratuitos em nossas cidades, peças de teatro, exposições, sessões de cinema, programas ao ar livre. É só pesquisar bem e encontrar o lazer ideal para você.