Confira as últimas ações em Vila Maria e Vila Guilherme

0
896

Rotatória proporciona mais segurança

Com obras finalizadas no último sábado (9/6), a rotatória de trânsito (ou triângulo de concreto), localizada no cruzamento entre as ruas Imperador e Mário Ribeiro, foi transformada em um canteiro ajardinado.

A iniciativa do Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz (CADES) foi tomada em parceria com a Regional, que disponibilizou as equipes das obras, enquanto o conselho projetou a ação e plantou as mudas para criar o jardim, com manacás e dracenas.

Além das intervenções verdes, o local recebeu acessibilidade e travessia de pedestres, oferecendo maior segurança aos moradores da região.

Regional divulga balanços de tapa-buraco e descarte de lixo

Em maio, a Regional tapou 3.102 buracos nos distritos administrados, em uma área de aproximadamente 9,4 mil m² (foto no topo da matéria). Entre as ruas que receberam os trabalhos, estão a Av. Otto Baumgart e as ruas Chico Pontes, Rívoli, Cássio de Almeida, Secundino Veiga, Ananatuba, Ramiz Galvão e Amadeu.

Já o combate ao descarte irregular de lixo resultou na coleta de 1.700 toneladas de resíduos em pontos viciados, nos bairros da região. Em um post na página oficial da Regional, no Facebook, é possível observar o antes e o depois das operações de limpeza, realizada em ruas, como Edgar, Angelina, Alberto de Freitas, Sara Velardo Velloso, do Imperador e Rev. Isabel Vieira Ferreira.

Encontro debate proteção da infância e juventude

Realizado na última quinta-feira (7/6), o 1o Encontro para o diálogo a respeito da questão do trabalho infantil/adolescente reuniu órgãos públicos, entidades e estudantes para debater um tema sensível e fundamental para o desenvolvimento desse público. Além da discussão social, o encontro falou sobre o compartilhamento de cultura e aprendizado, itens igualmente importantes.

A abertura foi realizada pelo Coletivo Cultural VOPO – Vozes Poéticas, fundado na EMEF Paulo Carneiro, com poesias integrantes do sarau promovido pelo grupo. Nos textos, reflexões sobre os dilemas enfrentados pelos jovens em uma cidade como São Paulo. Já a encenação do grupo Meninas Mulheres, da EMEF Cel. Ary Gomes, destacou o drama da exploração sexual de crianças e adolescentes.

O trabalho infantil e o combate a este crime foi pauta da Dra. Gisele Alves de Oliveira, promotora do Ministério Público do Trabalho (MPT). No debate, a representante mostrou a ação desenvolvida pelo MPT na erradicação do trabalho infantil por meio da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho e da Criança e do Adolescente (Coordinfância). A promotora apresentou situações incentivadoras da prática criminosa, além de mitos que permeiam o tema, tornando-o “perversamente normal, imputando a menores de idade responsabilidades indevidas”.

Por fim, a assistente social Luciene Marques Lupatelli mostrou as iniciativas do Grupo de Trabalho Intersecretarial/Intersetorial da Regional, com ações, métodos e estratégias para enfrentar e erradicar a exploração sexual de crianças e adolescentes, no entorno do Terminal de Cargas, no Parque Novo Mundo, local com péssimo histórico em relação a este crime.

fonte/fotos: Facebook Prefeitura Regional Vila Maria/Vila Guilherme