Gastronomia

Conheça a origem dos sabores mais pedidos de pizza

Para celebrar o Dia da Pizza, preparamos para você curiosidades sobre a origem dos principais sabores da redonda! Confira:

Marguerita

Criada em 1889, a pizza Margherita é uma obra de Rafael Esposito, o mais conceituado pizzaiolo de Nápoles na época. Ele concebeu essa pizza em homenagem à Rainha Margherita de Savoia, que visitava a cidade já conhecida como a capital da pizza.

Leia mais: Dia de comemorar a paixão nacional: a pizza!

Os ingredientes usados foram escolhidos de forma que as cores fizessem referência a bandeira da Itália: branco representado pela muçarela de bufala, verde pelo manjericão e vermelho pelo tomate.

E, em homenagem à Rainha, Espósito batizou sua receita com o nome de pizza Margherita.

A receita foi um sucesso. Tanto que está nos cardápios de praticamente todas as pizzarias até os dias atuais!

Portuguesa

Diferente do que muitas pessoas pensam a pizza portuguesa não foi criada em Portugal, e sim – acredite! – no Brasil. Porém, foi criada pelos portugueses e, por isso, leva esse nome.

Uma provável versão da história é de que quando os imigrantes italianos chegaram ao Brasil ainda não existiam locais específicos para assar suas pizzas. Sendo assim, as redondas eram preparadas em casa e assadas nos fornos das padarias. Nessa época os ingredientes eram escassos e os portugueses, que trabalhavam nas padarias, tinham acesso aos ingredientes como: ovo, cebola, presunto, ervilhas, azeitona, entre outros. Partiu então, de um padeiro português, a ideia de incrementar as pizzas com tais ingredientes, dando origem à pizza Portuguesa!

Outra curiosidade é que as cores dos ingredientes lembram a bandeira de Portugal, da próxima vez que pedir uma pizza portuguesa, confira!

Calabresa

Sem dúvidas, é uma das preferidas dos brasileiros. Seja com ou sem cebola, o recheio de calabresa é conhecido por seu gosto picante e sabor marcante.

Reza a lenda que a clássica pizza com cobertura de calabresa nasceu nos Estados Unidos (veja a foto acima com uma típica pizza americana). Porém, contraditoriamente, a própria linguiça calabresa é uma criação brasileira, que surgiu no bairro paulistano do Bixiga, e foi inspirada nas linguiças italianas. É feita de carne de porco e gordura e leva esse nome porque a pimenta calabresa é utilizada em seu preparo. E foi bem aqui na capital paulista, que ela ganhou fama nacional quando foi utilizada nos recheios de pizza.

Independentemente de onde veio, a pizza de calabresa caiu no gosto brasileiro e não há como resistir! Em São Paulo, ela é servida somente com a calabresa e rodelas de cebola; em outros estados, a muçarela se faz presente, proporcionando um sabor a mais.

Frango com catupiry

Um casamento que deu certo: frango com catupiry. Uma combinação perfeita onde um completa o outro.

A invenção maravilhosa se deu em meados dos anos 1970, quando um representante comercial da empresa Catupiry sugeriu que uma das mais famosas pizzarias de São Paulo utilizasse esse delicioso requeijão em suas pizzas.

O pizzaiolo aprovou a ideia, ao descobrir que o catupiry não perdia sua textura, mesmo submetido a altas temperaturas, e incrementou a pizza com frango desfiado. A partir daí, a pizza de frango com Catupiry foi difundida entre as outras pizzarias do país, tornando-se presença obrigatória nos cardápios brasileiros.

Se você ainda não experimentou o sabor inigualável proporcionado por essa combinação, vale a pena conferir. O requeijão evidencia o sabor do frango e vice-versa, deixando a pizza ainda mais saborosa.



Topo