Conheça Coyoacán, terra natal da pintora mexicana Frida Kahlo

0
1319

::: Bruno Viterbo

O nome de Frida Kahlo voltou a circular nos últimos dias. A pintora mexicana é tema de uma grande exposição no Instituto Tomie Ohtake (Zona Sul) e de eventos em outras regiões da Cidade, como no Tietê Plaza Shopping (acesse o guia de lazer, com dados sobre a exposição, aqui).

A obra de Frida Kahlo, marcante por seus autorretratos, é atemporal ao retratar os dramas e dilemas das mulheres no início do século XX.

A artista é natural de Coyoacán, uma das delegações (algo como municípios, mas com outras regulações) do Distrito Federal, que não chega a ser um Estado, mas abriga a capital do País e segunda maior metrópole da América Latina, Cidade do México.

Em um período em que o País afirmava sua identidade nacional por meio das artes. Frida Kahlo, em suas pinturas, reafirmava essa característica ao aparecer em situações cotidianas e em trajes típicos. Para celebrar a vida e a obra de Frida, a Cidade conta com o Museo Frida Kahlo. O local, que foi a casa da artista por toda a vida, é conhecida como Casa Azul, e tornou-se museu quatro anos depois de sua morte. Atualmente recebe 25 mil visitantes por mês, sendo 45% estrangeiros.

0210_turismo coyoacan frida 2

A Cidade também abriga o Museo Diego Rivera Anahuacalli. Rivera foi marido de Frida, em uma relação marcada por uma paixão obsessiva e brigas. O espaço foi criado pelo casal na década de 1930 e guarda mais de 50 mil peças que os dois foram adquirindo ao longo dos anos. O museu conta com peças do período pré-hispânico, além de exposições temporais de temas diversos.

Outro local de arte é o Museo Casa de Leon Trotsky. Natural da Rússia, o intelectual marxista e revolucionário bolchevique foi amante de Frida. O museu abriga exposições e mostras de arte e cinema.

Para conhecer Coyoacán, a Cidade oferece o Turibus. O ônibus percorre vários pontos turísticos, com 17 paradas em museus, prédios importantes, centros comerciais e pontos históricos. Funciona todos os dias do ano, tem valores que variam de 70 pesos (infantil, de segunda a sexta-feira) e 165 pesos (adultos, de sábado, domingo e feriados).

fotos: Wikipedia