Prefeituras Regionais

Consulesa da República Tcheca visita Parque Novo Mundo

Junho de 1942. A Segunda Guerra Mundial devastava países europeus. O nazismo e o fascismo avançavam sobre aqueles que não eram considerados arianos. Judeus eram colocados em câmaras de gás e exterminados. A humanidade vivia tempos sombrios.

Lídice, um vilarejo na República Tcheca, foi injustamente atingido pela crueldade. Destruído em 10 de junho daquele ano, Lídice é parte de um capítulo triste e desolador. Mas, o que essa história tem a ver com a Zona Norte?

Rua Lídice. Da Europa para o Parque Novo Mundo. Um dos milhares de exemplos da imigração de gente de todos os cantos, que trouxe suas culturas e costumes para São Paulo. Símbolos, praças e logradouros fazem da capital um emaranhado de povos, homenageando aqueles que ajudaram a erguer a capital – e manter na memória locais e pessoas para que isto nunca mais aconteça.

Para tanto, a Prefeitura Regional de Vila Maria/Vila Guilherme recebeu a visita de Pavla Havrlíkova, Consulesa Geral da República Tcheca em São Paulo, e de Maria Luiza, assessora da Consulesa e artista plástica.

O encontro pautou possíveis ações para homenagear os 75 anos daquela data, de modo a envolver a comunidade da região e criar parcerias para a conservação da praça localizada na Rua Lídice. Também estavam presentes o administrador local, Dario Barreto, e Felipe de Campos, assessor da Secretaria Municipal de Relações Internacionais. Depois da reunião, o grupo foi ao logradouro para que a Consulesa tomasse conhecimento do local e conhecesse lideranças da comunidade.

fonte/fotos: Assessoria de Comunicação Prefeitura Regional Vila Maria/Vila Guilherme

Topo