Rodrigo Moreira

Consumo de álcool moderado é saudável!

Níveis excessivos de consumo de álcool estão associados a um risco elevado de sintomas depressivos e vários tipos de transtornos mentais.

Estudos recentes ofereceram evidências em apoio à existência de uma relação curvilínea em forma de “J” entre o consumo de álcool e a depressão, indicando que ambos os abstêmios e bebedores pesados ​​correm um risco maior de apresentar sintomas de depressão, em comparação com os bebedores moderados.

Em resposta a esses achados inconsistentes, alguns estudiosos propuseram explicações alternativas sobre o aumento do risco de depressão entre os abstêmios, sendo que o consumo moderado de álcool pode exercer efeitos positivos sobre a saúde mental, resultando no bem-estar psicológico dos consumidores moderados de álcool, porém, considero essa informação muito vazia. Assim, o estudo publicado na Yonsei Med J, 2015. Avaliou indivíduos acima de 60 anos e mostrou em testes de intensificação dos transtornos pelo uso de álcool novamente uma relação curvilinear no fromato de “J” entre o consumo de álcool e a depressão, aumentando a aplicabilidade desta hipótese, porém, considero que melhores estudos avaliando o impacto em diferentes faixas etárias e em diferentes contextos culturais.

 


Dr. Rodrigo Moreira

Com experiência de 6 anos de atendimento, o nutricionista Rodrigo Moreira, criador da marca e da Metodologia NutraSports, desenvolve através de uma consulta didática e esclarecedora, planejamentos alimentares individualizado.

www.nutrasports.com.br



Topo