A Copa SP-14 abre a temporada de campeonatos de futebol amador promovidos pela Secretaria Municipal de Esportes. Cientes da importância da prática esportiva para os jovens que disputam o torneio, a Copa SP-14 dá uma espécie de “segunda chance” para os times que ficaram em 3º e 4º lugares ainda na fase de grupos. Estes disputam a Série Prata, da mesma forma que os primeiros colocados – que disputam a Série Ouro.
A disposição, apesar de não alcançar os resultados desejados na fase de grupos, é o mesmo. São dezenas de jogadores e equipes que retornam à disputa em sistema mata-mata, até a grande final. O único porém desta edição é a quantidade de times que foram eliminados da competição precocemente por não cumprir as regras do torneio. Mas nada que tire o brilho e a capacidade da disputa.
Nesta edição – é a terceira; a Copa começou em 2014, ano de Copa do Mundo – a maior novidade foi a disputa de times femininos. Como – infelizmente – o apoio para o futebol feminino é pequeno, ainda que com grande potencial, o limite de idade das garotas é superior (sub-17, em relação ao sub-14 dos garotos; daí o nome da Copa). Com a novidade, é esperado que o apoio da Prefeitura e, principalmente, das Subprefeituras, seja ainda maior para manter as garotas em campo.
Mas, chega de conversa e vamos ao que interessa: as disputas de 3º e 4º lugares e a grande final da Série Prata!
Itaim Paulista fica com o título
Um jogo disputado, ferrenho, para encerrar o dia de finais no estádio do Juventus no último sábado (2/4). Tanto que a partida entre Itaim Paulista e Cidade Tiradentes terminou em 0 a 0 – com direito a pênalti perdido pelo Cidade Tiradentes. Nos pênaltis, disputa igualmente difícil: as garotas do Itaim desperdiçaram as três primeiras cobranças, e Ester fez um a zero para Cidade Tiradentes (depois duas cobranças desperdiçadas).

Depois, o Itaim converteu as duas últimas cobranças. Na quarta cobrança, Cidade Tiradentes desperdiçou. Na derradeira, que poderia levar a disputa para as alternadas, Cidade também errou e o título ficou para o Itaim Paulista, a primeira subprefeitura campeã da disputa feminina – a segunda será conhecida pela Série Ouro, em data a ser estipulada pela Secretaria de Esportes no Estádio do Pacaembu.
Confira como foi a partida com a narração e reportagem de Kleuber Ricardo, e as entrevistas de técnicos e jogadoras (clique em cada tempo ou intervalo de jogo para ouvir e baixar):
ITAIM PAULISTA (2) 0 X 0 (1) CIDADE TIRADENTES
1º Tempo
Intervalo
2º Tempo
Entrevistas
Pênaltis
Final de jogo
Pirituba mata jogo em poucos minutos e garante o terceiro lugar
Se a final foi disputadíssima, a disputa de terceiro lugar foi rapidamente resolvida. Nos 15 minutos iniciais da partida, Pirituba definiu o placar por 3 a 0 sobre Parelheiros. Ana Paula, Thauani e novamente Ana Paula deram a vitória ao time da Zona Norte.

O time de Parelheiros batalhou para reverter o placar, já que ainda restava boa parte do primeiro tempo e ainda a segunda etapa. Mas não foi o suficiente para barrar Pirituba. Confira como foi a partida:
PIRITUBA 3 X 0 PARELHEIROS
1º Tempo
Intervalo
2º Tempo
Entrevistas

O Jornal SP Norte parabeniza a todas as garotas que participaram do torneio e, certamente, dão mais força à presença do futebol feminino na cidade. E fique ligado, pois nas próximas semanas a Série Ouro entra em campo para definir os campeões da principal “liga” da Copa SP-14!
Confira AQUI como foram as finais dos garotos da Série Prata
fotos: Facebook Oficial Copa SP-14