Turismo

Cuiabá: Turismo no coração da América Latina

Com atrações ecológicas e uma excelente infraestrutura, a cidade de Cuiabá é um grande polo do turismo no Brasil. Apesar de ter 300 anos, a capital de Mato Grosso guarda sua essência, aliando as riquezas naturais com a modernidade, tudo isso em meio ao Pantanal Brasileiro.

A cidade de Cuiabá possui um dos climas mais quentes do país, por isso refrescar-se nas águas das cachoeiras e das grutas da Chapada dos Guimarães é quase obrigatório para todo turista.

Localizada no ‘coração’ da América Latina, a cidade é considerada a ‘Capital do Agronegócio’, sendo essa uma das principais razões que tornou Cuiabá uma terra de excelentes oportunidades no campo, comércio, indústria e turismo.

Outra característica marcante da cidade é sua gastronomia, tendo o peixe e suas combinações como um dos seus principais pratos, além da famosa Maria Izabel, carne seca com arroz acompanhado do feijão empamonado e a farofa de banana.

Recentemente, a cidade recebeu um investimento do Governo Federal para aprimorar, ainda mais, sua infraestrutura.

Conheça alguns excelentes locais para visitar em Cuiabá:

Orla do Porto – Foto: Acervo Prefeitura Cuiabá

Orla do Porto

O local conta a história da cidade e recria alguns dos primeiros monumentos arquitetônico da capital matogrossense. Nele é possível ver o rio Cuiabá, saborear a culinária local, comprar artesanatos e conhecer mais da história e cultura da região.

Mercado do Porto – Foto: Luiz Alvez – Cuiaba/MT

Mercado do Porto

Considerado um símbolo cultural e econômico de Cuiabá, o Mercado do Porto é o local onde passam cerca de 100 mil pessoas por mês. São 33 açougues, 29 bancas que vendem peixes, 10 que vendem queijos e doces, 10 de aves, 16 de cereais, 85 de hortaliças e frutas, um raizeiro – que é uma espécie de curandeiro da cidade – e mais 20 bancas de confecções e artesanatos. Há também no local 14 lanchonetes que servem variados tipos de bebidas e diferentes pratos. Funcionamento: diariamente, das 5h às 20h.

Rio Cuiaba – Foto: Gcom/MT

Rio Cuiabá

Em suas margens, os moradores preservam a cultura local e, nas comunidades tradicionais, você encontra os Quintais Cuiabanos com grupos tradicionais de Cururu e Siriri. Nas proximidades do rio você encontra atrações como o Parque Nacional do Pantanal Matogrossense, SESC Arsenal, Museu de História Natural Casa Dom Aquino e entre outros.

Chapada dos Guimarães – Foto: Rafaella Zanol/Gcom-MT

Chapada dos Guimarães

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães possui como atrações o Mirante do Véu de Noiva, o Circuito das Cachoeiras, Morro de São Jerônimo e Rio Claro. Alguns desses atrativos requer a presença de um monitor. Funcionamento: diariamente das 9h as 16h.

Para conhecer melhor esses e outros atrativos, acesse o site www.turismo.cuiaba.mt.gov.br/turismo e confira o que Cuiabá tem a oferecer.



Topo