O sistema lançado neste mês pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) permite que usuários avaliem os Centros de Formação de Condutores (CFCs), conhecidos como autoescolas.
A proposta é inédita no Brasil e tem como objetivo oferecer um diferencial para escolha dos cidadãos. O condutor poderá analisar desde a etapa teórica, passando pelas aulas práticas de direção, até o curso de reciclagem.
Disponível no portal www.detran.sp.gov.br, já foram realizadas quase 10 mil avaliações em todo o Estado. Contudo o Detran.SP afirma que o novo serviço online de avaliação não terá caráter fiscalizatório ou de sanção.
Atualmente, o Estado de São Paulo tem 3.400 autoescolas ativas credenciadas ao departamento.
Estará disponível no portal todas as informações sobre a autoescola, desde a quantidade de veículos para as aulas práticas de direção, a quantidade de salas de ensino, nome de diretores e instrutores de ensino.
Como funciona?
Semelhante ao sistema usado em sites de reserva de hotéis, o condutor receberá um convite online pelo site do Detran.SP, ou por mensagem via celular, para avaliar o curso após sua conclusão. O prazo para o preenchimento do questionário é de 12 meses após a emissão do documento.
Requisitos de avaliação
Serão sete quesitos para o condutor avaliar, são eles:
- preço;
- agenda;
- ensino;
- instalação;
- localização;
- transparência;
- atendimento.
Foto: Elza Fiúza/ABr/