Vida e Bem Estar

Dia da Mulher movimenta comércio na região

Primeira data comemorativa depois do Natal, o dia 8 de março aumenta a procura por presentes e jantares

Representantes de 44% da população economicamente ativa no Brasil, as mulheres lideram, cada vez mais, os lares no País. De olho neste público, empresas dos mais variados setores apostam em descontos, lançamentos e distribuição de brindes para incrementar seus negócios com a proximidade do Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março.

Especialmente neste ano, por cair em uma sexta-feira, a procura por restaurantes, bares e passeios aumenta bastante.

A data ainda não entrou no calendário das grandes vendas do ano no setor varejista, mas vêm se destacando nos últimos anos, principalmente em função de campanhas de marketing e iniciativas públicas que valorizam o dia dedicado a elas.

As vendas segmentadas, no setor de perfumaria, vestuário, flores e chocolates são os que mais se destacam, seguidos pelo setor de gastronomia. Para esses setores, as vendas aumentam consideravelmente, ficando entre as melhores para os negócios.

Todos querem presentear, seja um pai que compra tanto para a filha quanto para a esposa, como as empresas que trabalham com muitas funcionárias.

Especialistas em economia destacam que para as expectativas serem convertidas em lucros, as ações devem estar baseadas em pesquisas. Se não estiverem de acordo com o perfil do cliente, podem ser até inconvenientes – lembrando que produtos eficazes fidelizam, além de impulsionar as vendas.

Sobre a data

O Dia Internacional da Mulher é comemorado em homenagem às operárias de uma fábrica de tecidos no Estado de Nova Iorque (Estados Unidos), que no dia 08 de março de 1857 realizaram uma greve reivindicando melhores condições de trabalho. A polícia reprimiu a manifestação, trancou as trabalhadoras dentro da fábrica e ateou fogo. Cerca de 130 trabalhadoras acabaram mortas.

No ano de 1975, por meio de um decreto, a data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU).



Topo