Saúde

Dia da Saúde e da Nutrição destaca a importância da alimentação balanceada

No dia 31 de março, terça-feira, é celebrado o Dia da Saúde e da Nutrição. A data é uma forma de lembrar da importância de uma boa alimentação para manter-se saudável. Com a saúde em dia, nosso corpo fica mais resistente a doenças externas.

Mas engana-se quem pensa que uma alimentação balanceada é apenas a redução de gorduras e açúcares dos pratos.

A Stefani Rocha, nutricionista da Clínica Penchel, explica que a alimentação balanceada reduz os riscos de infecções e inflamações ao manter o alto nível de defesa e proteção do corpo. “Ao investir em alimentos nutritivos, a sua imunidade se fortalece e você não precisará investir em remédios, por exemplo”, explica.

A nutricionista destaca que mudanças em hábitos alimentares exigem tempo e consistência. Esse processo pode ser feito a partir de dois passos iniciais: comer com moderação e em horários regulares. “Nos intervalos entre as grandes refeições, o ideal é optar por lanches saudáveis”

Segundo a especialista, alguns alimentos específicos podem auxiliar no fortalecimento da imunidade, como por exemplo, as frutas ricas em vitamina C, como:

  • Laranja;
  • Limão;
  • Abacaxi;
  • Kiwi; e
  • Acerola.

Alimentos que possuem selênio, como a Castanha do Pará, também são extremamente benéficos ao organismo, a especialista recomenda ingerir três unidades diariamente. “Manter um cardápio baseado em alimentos anti-inflamatórios, antivirais, ou seja, alimentos in natura, aliado a boas noites de sono e a redução do estresse, são medidas essenciais para quem busca uma melhora no sistema imunológico”, avalia a profissional.

Foto: Silviarita /Pixabay




Warning: A non-numeric value encountered in /home/jornalspnorte/www/wp-content/themes/jornalspnorte/footer.php on line 3
Topo