Dia de Finados: missas nos cemitérios do Horto e Jardim da Serra

0

O Dia de Finados é celebrado em grande parte do mundo ocidental. Relembrar os entes queridos que já se foram e meditar para que suas almas permaneçam em paz é uma tradição entre vários povos. É um dos mais importantes rituais da fé cristã católica, já que, de acordo com esta doutrina, a maioria dos mortos está passando por um processo de purificação – daí a necessidade das rezas e orações para que as almas fiquem em paz. Flores para depositar nas lápides em memória daqueles que se foram, velas ou cânticos também fazem parte da liturgia. É uma forma de encontrar tranquilidade e relembrar os bons momentos com aqueles que já não estão mais entre nós. A data – 2 de novembro – sucede o Dia de Todos os Santos.

Porém, a data tem conotações diferentes dependendo do país. Um exemplo é o México, onde o Dia dos Mortos – como é definido por lá – é, literalmente, celebrado. A festa, declarada patrimônio da humanidade, é animada com flores, comida, música e até “caveirinhas” de açúcar para as crianças. É uma forma de relembrar os que não estão mais aqui – e até evocá-los, já que a crença mexicana diz que os mortos vêm visitar seus parentes na data.

Nesse momento de comunhão e espiritualidade, os cemitérios Jardim da Serra e do Horto vão celebrar o Dia de Finados com duas missas especiais. Localizados na Serra da Cantareira, os locais são acolhedores, com extensos gramados que proporcionam a paz que o dia merece.

No dia 2 de novembro, o Cemitério do Horto vai celebrar o dia com uma missa a partir das 10h. Logo depois, o Jardim da Serra realiza sua reunião a partir das 11h.

Participe desse momento de amor, fé e de lembranças que ficarão para sempre na memória e no coração daqueles que oram pelos que já se foram.

Informações

Cemitério do Horto
Missa a partir das 10h
Endereço: Rua Luis Nunes, 111
Fone: 2953-9531

Cemitério Jardim da Serra
Missa a partir das 11h
Endereço: Estrada da Roseira, 1.551
Fone: 2953-2033