Lazer

Livros e mais livros: Fábricas de Cultura comemoram dia internacional

No próximo dia 23 de abril, é celebrado o Dia Mundial do Livro, comemorado desde 1995. A origem da data, porém, é outra: a celebração começou em 5 de abril de 1926, na hoje politicamente conturbada região da Catalunha, na Espanha. Inicialmente, era uma menção ao nascimento do escritor Miguel de Cervantes (do clássico Dom Quixote).

Em 1930, a comemoração passou para 23 de abril, data da morte de Cervantes. Mais uma mudança: em 1995, tornou-se data oficial da UNESCO, mas, por outro motivo: a data também marca o falecimento de outro gênio, o escritor inglês William Shakespeare.

Para celebrar, as Fábricas de Cultura da Zona Norte vão promover diversas ações que envolvem o universo dos livros e histórias: brincadeiras, construção de diário, reparo de materiais, contação de histórias e declamação de poemas.

O escritor Fábio Lisboa estará na Fábrica de Cultura Jaçanã na próxima terça-feira (17/4, às 15h), para contar a história do livro O Mistério Amarelo da Noite. A história mostra a aventura de um menino, que volta sozinho para casa, em meio à escuridão. No caminho, encontra o Beco Escuro, forma que o autor encontrou para instigar os leitores e ouvintes a usarem a imaginação e vencerem seus medos.

Na quarta-feira (18/4, às 13h), a Fábrica de Cultura Brasilândia terá atividades de contação de histórias e declamação de poemas. No dia seguinte, a Fábrica do Jaçanã volta a receber atividades do Dia do Livro. A oficina “Construa Este Diário”, indicada para crianças de 8 a 10 anos, vai mostrar uma série de “Diários” que estão no acervo do espaço, como Diário de um Banana, Diário de uma Garota Nada Popular e Diário de um Zumbi do Minecraft. A partir daí, os participantes vão criar diários pessoais, usando a criatividade.

Confira a programação completa e os endereços das Fábricas da Zona Norte, em jornalspnorte.com.br/dia-mundial-livro-fabricas-cultura.

O mistério amarelo da noite, com Fábio Lisboa (Fábrica de Cultura Jaçanã)
Terça-feira (17/4), às 15h

Intervenção Dia do Livro (Fábrica de Cultura Brasilândia)
Quarta-feira (18/4), às 13h

Oficina Construa este Diário (Fábrica de Cultura Jaçanã)
Quinta-feira (19/4), às 15h

Endereços

Fábrica de Cultura Brasilândia
Avenida General Penha Brasil, 2508
Telefone: 3859-2300

Fábrica de Cultura Jaçanã
Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138
Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360
Telefone: 2249-8010

Funcionamento das unidades: de terça a sexta-feira, das 9h às 20h, e finais de semana e feriados das 12h às 17h



Topo