Acontece

Dicas da Quinzena: Menos de 100 dias para o Enem, como chegar preparado para a prova?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), acontece em dois domingos, dias 3 e 10 de novembro. Segurar a ansiedade e tensão dos estudantes que buscam o ingresso em uma universidade é difícil, mas isso não é desculpa para atrapalhar o ritmo dos estudos.

A concorrência para uma vaga é grande, embora o número de pessoas desta edição tenha diminuído. Cada dia deve ser aproveitado ao máximo, dúvidas precisam ser levadas a sério e um bom planejamento é essencial.  Para aproveitar ao máximo os próximos dias, o diretor do Anglo Vestibulares, Daniel Perry, destaca seis dicas para o estudante chegar preparado no dia de prova:

  1. Organização e disciplina

O aluno deve criar um planejamento de estudos compatível com a sua rotina e definir muito bem seus horários. Se estiver em curso pré-vestibular, por exemplo, é essencial ter, pelo menos, mais quatro horas diárias de estudo além do tempo de aula.

  1. Desafie-se com exercícios complexos

Segundo Perry, ainda dá tempo de aprender. Portanto, o estudante pode e deve dedicar seu tempo a resolução de exercícios de maior dificuldade e que exijam um conhecimento mais aprofundados de determinada disciplina. O mesmo vale para matérias em que o candidato tem dificuldade.

  1. Treine redação

“Redação é treino”, afirma Perry. Para ter um bom resultado nessa parte do exame, o ideal é que o estudante faça, no mínimo, uma redação por semana. Além disso, também é válido realizar leituras mais aprofundadas sobre o que acontece no mundo de ordem política, social e cultural.

  1. Faça simulados

Simular as condições que serão impostas durante o Enem também é uma boa maneira de aproveitar esses próximos meses. Separe alguns domingos, pegue seu relógio e provas antigas. Nada de consultar o material ou fazer pausas muito longas.

  1. Pesquise sobre a faculdade e carreira escolhidas

É importante que o candidato entenda como funciona o curso no qual deseja ingressar em cada instituição. Dependendo da universidade, os pesos das áreas podem mudar e isso altera toda a estratégia de prova do estudante e quais temas devem receber mais atenção.

  1. Cuide da saúde física e mental

Para impulsionar a rotina de estudos, é fundamental que a sua saúde esteja em dia. É importante dormir regularmente, ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas e hobbies. Tentar conciliar tudo isso com o planejamento fará toda a diferença no resultado do exame.

 



Topo