Vida e Bem Estar

Dicas e benefícios das frutas da estação

Estamos acostumados a pensar que outono é somente uma estação em que as folhas caem e as plantas se recolhem para encarar o inverno. Porém, é nesta época do ano que é possível colher deliciosas frutas.

Lembrando que as frutas são alimentos vegetais, encontrados na natureza, ricos em vitaminas, minerais, fibras e possuem grande quantidade de água, componentes essenciais ao organismo. Auxiliam na dieta e podem ser consumidas em saladas, sucos, purês, com ou sem casca.

Pensando nisso, a nutricionista da Universidade UNIVERITAS/UNG, Flavia Terciano listou cinco dicas de frutas e seus benefícios que podem ser consumidas ao longo do ano. Confira!

  • Abacate – Muito versátil, pode ser consumido como fruta, isoladamente ou com outras frutas como ingrediente de preparações salgadas (guacamole), complemento de saladas, vitaminas, patês e mousses.

Benefícios: Rico em vitaminas B, A, C, E, B6 e minerais potássio, ferro e magnésio. Sua composição de ácidos graxos monoinsaturados é alta, o que faz com que ele seja calórico, porém a gordura monoinsaturada é conhecida por seus benefícios ao organismo e à saúde cardiovascular

  • Caqui – Pode ser consumido como forma de lanches rápidos, geleias, sorbet e cremes.

Benefícios: O caqui é um alimento com quantidade alta de betacaroteno em sua composição, que auxilia na visão, manutenção e construção das células do tecido epitelial, crescimento dos ossos e tecidos moles e ainda possui função antioxidante e de manutenção do sistema imunológico. Ainda como substância benéfica do alimento o Licopeno, tem como função a redução do risco de câncer de próstata.

  • Coco – A água e a polpa podem ser aproveitadas em preparações como tortas, bolos e doces, tanto na forma crua e na assada como lanches rápidos ao longo do dia. Do coco ainda pode se fazer, leite, farinha e óleo, que podem ser parte de outras preparações.

Benefícios: O coco é um alimento rico em nutrientes, pois sua água é um excelente isotônico natural por conter em sua composição (potássio, sódio, magnésio e fósforo), que além de hidratar, promove a reposição de nutrientes que são perdidos em períodos de suor excessivo, por exemplo, nas atividades físicas. Podemos citar ainda a quantidade de fibras, que auxiliam também na saciedade.

  • Limão – O seu uso é muito versátil, você pode consumir em forma de suco, como ingrediente de mousses, tempero para saladas e preparações, além de tortas e bolos.

Benefícios: O limão é excelente fonte de vitamina C, que entre suas principais funções podemos citar a ação antioxidante, estimulo para a produção e manutenção do colágeno, redução de infecções, aumenta a absorção de ferro.

  • Mamão – Pode ser consumido como fruta in natura, cremes, vitaminas, sucos, doces, pode ser utilizado maduro e também verde (para algumas preparações como refogados).

Benefícios: O mamão é uma fruta rica em antioxidantes, que auxilia o combate aos radicais livres e estimulam o sistema imunológico, ajuda a melhorar a digestão e o funcionamento do intestino. Você encontra, em quantidade significativa, na composição do mamão vitaminas como C, A, E e K.

Foto: Prefeitura de Curitiba



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