Diogo Portugal: “O humor está no que é incômodo, no que te incomoda”

0

Com tantas desavenças e problemas na sociedade, o homem sempre buscou caminhos e maneiras para distrair-se – ou fugir – da realidade que muitas vezes pode parecer triste. Por mais simples que possa parecer, a comédia foi um desses caminhos. Sua evolução possibilitou o desenvolvimento do instinto criativo e nos apresenta até hoje diferentes pontos de vista sobre os fatos – muitas vezes de maneira cômica, mas sempre com um fundo de verdade.

Um desses seres que fazem do mundo um lugar engraçado e divertido de se viver é Diogo Portugal, comediante curitibano e um dos percursores da comédia moderna no Brasil. Ele, que já participou e criou diversos quadros e personagens, como o motoboy Elvisley e o porteiro Ediomar, apresenta a peça Portugal é Aqui, no próximo sábado (15/4), a partir das 21h, no Teatro APCD. Clique AQUI e concorra a pares de ingressos para o show!

Recado do Diogo Portugal, que se apresenta dia 15 no Teatro APCD! Fique ligado: tem sorteio rolando aqui na página, e em breve uma entrevista exclusiva!

Publicado por Jornal SP Norte em Quarta-feira, 5 de abril de 2017

Em entrevista ao Jornal SP Norte, Diogo conta que durante seu espetáculo o público pode esperar um show com formato de stand-up e mais uma série de imitações e atuações de seus personagens mais famosos.

Perguntado sobre a origem do título escolhido, o comediante explica: “na verdade, é um pouco do trocadilho com o sobrenome. Mas, também, estava atrás de um nome e pensei: ‘o Brasil é o país da piada pronta e a gente faz piada com português. Na verdade, Portugal é aqui!”, diverte-se Diogo.

Com talento natural desde jovem, Portugal ressalta que sempre gostou de fazer piadas, mas que era muito tímido. “Eu era um cara muito envergonhado, não gostava de apresentar trabalho, mas na faculdade eu imitava os professores e meus colegas me achavam engraçado. Aí começou a rolar, coisas do tipo: ‘vai lá, você tem que fazer isso da vida’ e então comecei a pesquisar o trabalho de humoristas da época”, detalha o comediante. Portugal também destacou algumas pessoas que o apoiaram durante sua carreira e também apontou alguns projetos futuros em que tem vontade de participar e desenvolver.

“Danilo Gentili: a gente começou junto e foi um cara que cresceu muito. Muito generoso. Ele tem essa generosidade de te incluir”, conta Diogo. Para o futuro, um projeto em parceria com o apresentador do The Noite e filme: “eu criei uma parceria com o Danilo, um formato novo agora que está sendo analisado por algumas produtoras. Eu estou com uma ideia de um filme, bem bacana que estou escrevendo. Quero muito fazer”.

Além disso, Diogo comentou sobre os limites da comédia e sua opinião sobre até que ponto a piada ultrapassa da brincadeira e chega a ser bullying. “A comédia anda com o bullying, por que o humor é um pouco ácido. O humor nunca está na zona de conforto, ele está no que é incômodo, no que te incomoda, alguma coisa que te irritou. É ali que se escreve a piada, e satirizar temas não convencionais é sempre legal”, opina.

Ainda sobre o bullying, o comediante explica que é apenas uma das várias formas de se ver a comédia. “A galera tem que entender que é piada. As pessoas têm que ser mais esclarecidas, pessoas que não são muito resolvidas sempre vão reclamar de uma piada”, salienta Diogo.

De certa forma, a comédia, além de divertir, iguala as pessoas.

"Portugal é Aqui!" no Teatro APCD

Portugal é aqui – e no Teatro APCD! O humorista Diogo Portugal apresenta-se na Zona Norte no próximo dia 15 de abril.

Publicado por Jornal SP Norte em Segunda-feira, 3 de abril de 2017