Marcelo Segredo

Marcelo Segredo | Dívidas afetam o relacionamento?

Conheça perfis financeiros e saiba qual é o seu

Grande parte dos problemas enfrentados pelos casais está relacionada ao dinheiro, seja pelo excesso ou falta dele. Quando a renda do casal se torna insuficiente para cobrir as despesas mensais, os primeiros itens a serem cortados são passeios e jantares. Em muitos casos, este motivo é o suficiente para um casal entrar em crise. A falta de planejamento e de diálogo sobre finanças entre o casal e até mesmo com os filhos é fundamental e pode evitar que uma verdadeira catástrofe ocorra em família. Outra fonte de problemas é o hábito de casais individualizarem contas e salários: cada um toma conta do seu dinheiro e de seus compromissos. Essa medida também não é considerada adequada, sobretudo quando existem dívidas pendentes, o que pode provocar discussões e questionamentos sobre a administração dos recursos.

Para alcançar o equilíbrio financeiro, o mais indicado é conhecer a si próprio. Mas você sabe, afinal, qual é o seu perfil financeiro? A Associação Brasileira do Consumidor – ABC mostra a seguir cinco estilos diferentes. Qual será o seu?

Desligado: ao receber as correspondências bancárias (extratos, conta corrente, faturas de cartão) mensalmente, as mesmas vão direto para a gaveta, sem sequer serem abertas.   Raramente se endivida, costuma guardar um pouco de dinheiro, porém não é capaz de traçar objetivos financeiros, e tem aversão a métodos que exijam uma disciplina financeira maior.

Gastador: para esses não existe o amanhã. O importante é viver o dia de hoje com intensidade e desfrutar do melhor que o dinheiro pode oferecer. Gasta tudo o que ganha, e um pouco mais, e se bobear ainda pega emprestado com algum parente ou amigo.  Gosta de exibir roupas de grifes e viagens. É extremamente inseguro em relação ao futuro e ao trabalho, e apavora-se ao perceber que está sendo vigiado. Seu estilo se destaca entre os amigos.

Descontrolado: não sabe quanto dinheiro ganha, tampouco quanto gasta. Vive dizendo que a cada mês seu salário está diminuindo. Considera os limites do cheque especial e do cartão de crédito como parte do salário, e adora empréstimos consignados. Está habituado a pegar empréstimo em um banco para cobrir a dívida de outro, e paga juros e mais juros desnecessariamente.

Poupador: mais conhecido como pão duro, avarento, “Nono Correa”, é extremamente disciplinado, está habituado a restringir despesas pessoais para poupar o máximo e assim procurar conquistar sua independência financeira o mais rápido possível. Não quer de forma alguma depender de aposentaria, e para isso não mede esforços para economizar. Não se arrisca em nenhum negócio se não tiver certeza de que terá lucro.  Estabelece um padrão de vida simples, bem abaixo do que seu poder aquisitivo permite.

Solidário: é aquele tipo de pessoa que se endividou ajudando os outros. Costuma emprestar dinheiro, cheque e cartão de crédito para amigos fazerem compras e viagens. Nunca se preocupa consigo mesmo, e é capaz até de pegar empréstimos em seu nome para ajudar alguém. Tem cheques voando para tudo quanto e lugar, e nunca sabe onde os cheques estão para poder resgatá-los. Reluta em dizer que a dívida não é sua, e desdobra-se para tentar receber o dinheiro para quem emprestou.

Agora que você já conseguiu definir qual é o seu perfil, assim conhecer os outros, está na hora de mudar o que está errado e procurar melhorar sua vida financeira misturando o que há de melhor em cada um deles. Para auxiliar suas finanças, a diretora financeira da ABC Nara Bonifácio, desenvolveu uma planilha de orçamento doméstico de fácil utilização e compreensão. Agora, basta colocar as mãos à obra.

Manifesto contra a farra dos juros

Acesse nosso site e faça sua adesão ao nosso manifesto, sua participação é muito importante. Somente através de uma manifestação popular teremos chances de lutar contra os abusos bancários. Participe.

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

 


marcelo-segredoConsultor financeiro, palestrante, ex-presidente da ONG ABC (Associação Brasileira do Consumidor), criador da “Clínica Financeira” e “Casamento & Negócios”, diretor presidente da Marcelo Segredo Assessoria Empresarial
Fone: 3360-2902
site: www.marcelosegredo.com.br
e-mail: marcelo@marcelosegredo.com.br



Topo