Dormir bem traz benefícios à beleza

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Dormir ao menos oito horas por noite, além de ser saudável para o organismo, ajuda também a manter a beleza. O segredo? É que durante a noite ocorre o pico da produção do hormônio do crescimento, elemento importante para a renovação das células e aliado no combate ao envelhecimento.

Não é à toa que noites maldormidas refletem na pele, que fica opaca, além de se acentuarem olheiras e manchas. Na falta de um sono de qualidade, o cortisol, hormônio ativado pelo estresse, permanece em altos níveis e não faz o ciclo como deveria.

De acordo com especialistas, durante o período de sono podem ocorrer 35 alterações fásicas, ocupando cada ciclo cerca de 90 minutos. Ao final do período de sono há uma mudança completa no organismo que se traduz por disposição para as ações diárias, capacidade de pensar e sensação de energia em todo o corpo.

As células da pele são renovadas aceleradamente e o sistema imunitário é ativado. Quando o organismo é forçado a encurtar suas horas de repouso pelo sono, cria-se estresse, que afeta, em primeiro lugar, a função imunitária e, subsequentemente, todos os outros sistemas e órgãos. Um exemplo é a manifestação cutânea mais conhecida como olheiras, que indica cansaço, falta de repouso ou esgotamento físico.

Então, para manter a jovialidade e a beleza da pele, cuide bem do seu sono quanto à qualidade e a quantidade de horas dormidas.

Para obtenção do melhor rendimento das horas de sono, convém observar o ritmo, ter hora certa para dormir e para acordar e manter um intervalo de três horas entre a última refeição e o adormecer. Segundo especialistas, a hora mais adequada de se deitar é por volta das 22h, pois a partir desse horário até as 2h da madrugada, ocorre a ativação rejuvenescedora dos tecidos. Porém, o mais importante é estar atento ao seu organismo e aproveitar os momentos em que o seu corpo pede descanso. As horas de sono podem variar de pessoa para pessoa e também de acordo com a idade de cada um.